Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Igreja da Holanda vai indenizar vítimas de abusos sexuais

Valores podem chegar a 228.000 reais, de acordo com comissão encarregada

A Igreja Católica da Holanda vai indenizar as vítimas de abusos sexuais cometidos por membros do clero, informou nesta segunda-feira a comissão encarregada de aconselhar a entidade sobre a questão. As compensações financeiras podem alcançar 100.000 euros (aproximadamente 228.340 reais). Iniciativas semelhantes haviam sido anunciadas nos últimos meses na Bélgica e na Alemanha.

“A compensação financeira deve estar ligada à gravidade do abuso, o que inclui uma classificação das vítimas em cinco categorias”, afirmou em um comunicado a comissão, nomeada pela Igreja Católica holandesa em 15 de novembro de 2010. “A indenização para as categorias de um a quatro vai de 5.000 a 25.000 euros (11.417 reais a 57.085 reais). A categoria cinco tem um limite de 100.000 euros.” acrescentou a equipe, formada por três especialistas jurídicos.

A comissão – formada por três juristas e chamada Lindenbergh devido ao nome de seu presidente – aconselhou igualmente a nomeação de outro grupo independente, que será encarregado de estabelecer em que categoria se enquadrará cada vítima.

Leia também:

Leia também: Roma by night: os casos secretos dos padres no Vaticano

(Com agência France-Presse)