Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Humorista compara Xi Jinping ao Ursinho Pooh, e HBO é bloqueada na China

Em seu programa, transmitido pela TV a cabo, o inglês John Oliver também criticou o regime chinês; show viralizou na Weibo, a maior rede social do país

Por Da Redação
Atualizado em 25 jun 2018, 21h05 - Publicado em 25 jun 2018, 16h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O portal da HBO na internet foi bloqueado pela China no sábado depois de o comediante britânico John Oliver, protagonista do show Last Week Tonight, ter comparado o Ursinho Pooh com o presidente chinês Xi Jinping. Os censores da plataforma de mídia social da China, Weibo, identificaram inúmeros posts da paródia de Oliver, o que levou à decisão oficial de bloquear a HBO, segundo o jornal inglês The Guardian.

    As comparações entre Xi e Pooh não são novidade. A China proibiu em março os filmes de animação do Ursinho Pooh, da Disney, justamente por causa dessa associação. Algumas comparações viralizadas, inclusive na China, mostravam Pooh como Xi, e o Tigrão como o ex-presidente americano Barack Obama.

    Em seu show de 17 de junho, Oliver fez mais que satirizar a resistência de Xi a ser comparado ao Pooh. Disse que o presidente chinês é um “tio arrepiante que mantém 800.000 presos no seu porão”. O Weibo registrou o crescimento de buscas relacionadas a posts do programa de Oliver pelo seu título em chinês: Shangzhou jinye xiu.

    “Se o seu rosto se assemelha, mesmo que de longe, a um personagem tão querido, seria mais inteligente se dobrar ao fato”, disse Oliver, mostrando uma imagem de si mesmo e a comparando com a de Pumba, o javali de chifres vermelhos do filme de animação O Rei Leão.

    Continua após a publicidade
    Xi Jinping e Barack Obama
    Xi Jinping, presidente da China, e Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, são comparados com personagens da animação do Ursinho Pooh (Reprodução/Kevin Lamarque/Reuters)

    Oliver também criticou, em seu show, o fim do limite constitucional ao mandato do presidente da China, o uso de “campos de reeducação” para muçulmanos da província chinesa de Xinjiang e a constante repressão à sociedade civil. Ele sublinhou a prisão domiciliar a que está submetida Liu Xia, mulher do dissidente Liu Xiaobo, Prêmio Nobel da paz de 2010 que morreu no ano passado enquanto cumpria a sentença de onze anos de prisão na China.

    “Mesmo que a China não seja nenhum paraíso da livre expressão, [Xi Jinping] visivelmente reprimiu qualquer tipo de dissidência”, disse o humorista.

    Segundo o Guardian, as tentativas de acessar hoje (25) o portal da HBO na China fracassaram. As transmissões da HBO Asia à China, por meio de subscrição à Tecent TV, também pareciam estar bloqueadas. A HBO não respondeu ainda à situação de seu bloqueio na China.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.