Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Hezbollah usa drones para atacar Israel e deixa 61 feridos

Grupo xiita reividicou autoria do ataque, que disse ser uma 'resposta' à investida israelense da última quinta; quatro soldados morreram

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 13 out 2024, 21h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Líbano Israel Hezbollah
    Nuvem de fumaça irrompe durante um ataque aéreo israelense na vila de Sujud, no sul do Líbano, em 25 de setembro de 2024 (RABIH DAHER/AFP)

    Quatro soldados morreram e 61 pessoas ficaram feridas neste domingo, 13, após um ataque de drones feito pelo grupo xiita Hezbollah a uma área militar na cidade de Binyamina, no norte de Israel, a 33 quilômetros de Haifa. De acordo com o Exército Israelense, mais quatro militares ficaram severamente feridos. O ataque foi direcionado a um campo de treinamento militar.

    De acordo com a rede britânica BBC News, o número de feridos foi confirmado pelo serviço de saúde de Israel. Três dos 61 alvos estão em estado grave e 37 foram levados a oito hspitais regionais para atendimento, tanto por meio de ambulâncias quanto por helicópteros. Devido a políticas de censura que pairam sobre a imprensa israelense, os alvos e o local do ataque só puderam ser divulgados depois do Exército confirmar que se tratava da base de Binyamina.

    A maioria dos feridos estavam em uma cantina fazendo uma refeição e foram surpreendidos pelo ataque. O Hezbollah reivindicou a autoria do episódio e disse que usou um “enxame de drones” para revidar o ataque que Israel fez na quinta passada ao sul do Líbano e a Beirute.

    A guerra entre Israel e o Hamas avançou em direção ao Líbano em meados de setembro, passando a ter o envolvimento do Hezbollah. Na madrugada deste sábado, 12, pelo menos trinta palestinos morreram durante um bombardeiro de Israel a Jabalia, no norte da faixa de Gaza. A região abriga um dos maiores campos de refugiados do conflito, que já deixou mais de 40 mil pessoas mortas desde que foi deflagrado, em outubro de 2023.

    O governo brasileiro, através dos Ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, está organizando a repatriação de brasileiros que vivem no Líbano, priorizando mulheres, crianças e idosos. O quinto voo da operação de Beirute neste domingo e está previsto para desembarcar em Guarulhos nesta segunda, 14. Ao todo, 1 105 pessoas já foram trazidas de volta ao Brasil.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.