Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo da Tailândia aprova 117 projetos contra inundações

Bangcoc, 17 fev (EFE).- A primeira-ministra tailandesa, Yingluck Shinawatra, anunciou nesta sexta-feira a aprovação de 117 projetos para evitar que as inundações do ano passado, que alagaram grandes extensões do país, mataram quase 800 pessoas e reduziram a produção industrial, se repitam.

Yingluck disse que os planos incluem a construção de açudes e diques, entre outras obras de engenharia civil, para proteger fundamentalmente áreas industriais e outras regiões estratégicas de valor econômico, segundo a televisão tailandesa.

A governante afirmou que será vigiado o cumprimento dos projetos, que deverão estar completos em três meses, e prometeu informar com regularidade o andamento das obras.

O financiamento sairá dos US$ 45 bilhões que em janeiro o Executivo calculou que deverá investir na realização de um plano de melhora da rede fluvial nacional com a finalidade de evitar a catástrofe de 2011.

As últimas inundações, consideradas as piores na Tailândia no último meio século, aconteceram entre julho e novembro, causaram o fechamento temporário de sete polígonos industriais situados em províncias do planalto central e deixaram a mais de 650 mil pessoas sem trabalho.

O desastre, que o Governo admitiu ter sido em parte o resultado da falta de coordenação entre as distintas agências, causou perdas econômicas cuja quantia não foi revelada, embora os analistas calculem que chegaram a bilhões de dólares. EFE