Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Francisco agradece multidão após canonização de João Paulo II e João XXIII

Cerimônia de canonização contou com a presença do papa emérito Bento XVI de mais de 800 000 fiéis no Vaticano

O papa Francisco subiu ao papamóvel após a missa de canonização de João XXIII e João Paulo II e percorreu a Praça de São Pedro e a Via da Conciliação, onde neste domingo se reuniram cerca de meio milhão de pessoas para seguir o ato.

Francisco dedicou cerca de 40 minutos a saudar um por um os representantes das 93 delegações que chegaram hoje ao Vaticano. E, após tirar os paramentos litúrgicos com os quais oficiou a missa, subiu ao papamóvel e percorreu uma lotada Praça de São Pedro cumprimentando os fiéis.

No começo do trajeto o papamóvel se deteve e subiu o prefeito de Roma, Ignazio Marino, que cumprimentou com um cordial apertão de mãos o pontífice.

Depois o papa argentino continuou seu percurso no jipe branco e circulou por uma pista livre da Via da Conciliação, a avenida que une Roma e Cidade do Vaticano, para poder saudar os peregrinos.

Leia também:

João Paulo II e João XXIII, os novos santos da Igreja Católica

Bento XVI e Francisco celebrarão juntos missa de canonização

O pontífice chegou até o final da avenida, quase até o Castel Sant’Angelo, para poder cumprimentar assim às dezenas de milhares de pessoas que hoje abarrotaram São Pedro e seus limites.

Após a cerimônia, o papa Francisco agradeceu os fiéis, às delegações dos países e aos religiosos sua presença em São Pedro para prestar homenagem aos santos João Paulo II e João XIII, “que contribuíram de maneira indelével ao desenvolvimento dos povos e da paz”.

Também proferiu palavras de agradecimento “para todas as forças da ordem e as várias organizações, associações e voluntários”.

(Com EFE)