Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Foguete lançado a partir de Gaza atinge Israel

Disparo foi feito duas horas antes do fim do cessar-fogo de três dias

Por Da Redação 13 ago 2014, 17h12

Como ocorreu em outras tréguas temporárias na Faixa de Gaza, as hostilidades foram retomadas antes do fim do prazo com o lançamento de foguetes contra Israel. Nesta quinta-feira, a polícia israelense informou que um míssil atingiu o sul do território duas horas antes do fim do cessar-fogo. Pelo acordo que entrou em vigor na segunda-feira, a trégua de 72 horas terminaria apenas à meia-noite desta quinta, no horário local (18 horas de Brasília).

O foguete caiu em uma área aberta perto de Ashkelon, sem deixar feridos, segundo a polícia de Israel. Segundo a imprensa israelense, o Hamas, grupo fundamentalista palestino que controla Gaza, negou ser responsável pelo disparo.

Durante o período de trégua, delegações palestinas e de Israel tentaram negociar, intermediadas pelo Egito, um cessar-fogo mais duradouro, sem sucesso. Os terroristas do Hamas insistem na suspensão do bloqueio a Gaza como condição para acabar com os ataques. Para Israel, acabar com as restrições significaria abrir caminho para o Hamas obter armas do exterior.

Leia também:

Bomba não detonada explode em Gaza e jornalista italiano morre

Israel pede desculpa ao Brasil por comentário, diz Planalto

Israel lançou uma operação no dia 8 de julho para conter os disparos do Hamas contra seu território, e as tensões aumentaram na região desde então, obrigando o governo a avançar para uma ofensiva terrestre. Durante o cessar-fogo Israel retirou as tropas de Gaza. O conflito já deixou quase 2.000 palestino mortos, a maioria civis. Do lado israelense, 64 soldados e três civis também morreram em decorrência dos confrontos.

Continua após a publicidade

Publicidade