Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Exército do Sudão do Sul derruba avião militar sudanês

Juba, 4 abr (EFE).- As tropas do Sudão do Sul derrubaram nesta quarta-feira um avião militar do Sudão que bombardeava o estado de Unity, em uma nova escalada da violência entre ambos países, informou à Agência Efe o porta-voz do Exército de Juba, Philip Aguer.

As tropas sul-sudanesas dispararam contra a aeronave e conseguiram abatê-la, segundo Aguer, que não confirmou se a tripulação morreu no ataque.

O avião foi derrubado perto da região fronteiriça de Heglig, rica em petróleo e palco de recentes combates entre as forças dos dois países.

Aguer explicou que tanto a aeronave abatida como outra que escapou do ataque de suas tropas ‘bombardearam e causaram o caos’ no estado de Unity.

A tensão bélica começou a multiplicar-se nas últimas semanas, depois que o Sudão do Sul decidiu suspender sua produção de petróleo, uma fonte de receita fundamental para os dois países.

Nos dias 26 e 27 de março ocorreram confrontos em Heglig, que incluíram ataques aéreos e provocaram o cancelamento da viagem do presidente sudanês, Omar al Bashir, a Juba para reunir-se com o líder sul-sudanês, Salva Kiir.

Bashir assegurou ontem que seu país está disposto a buscar a paz, mas defenderá seu território de qualquer ataque.

O Sudão do Sul declarou sua independência do Sudão em julho do ano passado após um plebiscito estipulado em um tratado de paz assinado em 2005 que pôs fim a uma guerra civil de duas décadas entre ambos países. EFE