Clique e assine com até 92% de desconto

EUA podem iniciar vacinação contra a Covid-19 em 11 de dezembro

Autoridade afirmou que, caso imunizante seja aprovado em reunião da FDA no dia 10, poderia ser distribuído em 24 horas

Por Da Redação Atualizado em 22 nov 2020, 15h47 - Publicado em 22 nov 2020, 15h48

Os Estados Unidos podem estar próximos de iniciar o período de vacinação de sua população contra a Covid-19. Em entrevista à rede CNN neste domingo, 22, Moncef Slaoui, chefe da força-tarefa do governo americano para o desenvolvimento da vacina, anunciou que até meados de dezembro um dos imunizantes contra a doença pode começar a ser disponibilizado.

Na sexta-feira, a farmacêutica Pfizer apresentou um pedido à FDA, agência reguladora do governo que trata da liberação de medicamentos e alimentos, para autorização do uso emergencial da sua vacina.

Slaoui afirmou na entrevista que um comitê consultivo da FDA se reúne no próximo 10 de dezembro e vai apreciar o pedido. Se liberada, afirma o dirigente da agência, a vacina poderá ser distribuída já no dia seguinte.

“Nosso plano é conseguir despachar as vacinas para os locais de imunização em 24 horas a partir da aprovação no dia 11 ou 12 de dezembro”, declarou Moncef Slaoui.

Em caso de aprovação, os primeiros lotes da vacina seriam destinados aos grupos considerados prioritários, como profissionais de saúde, idosos e pacientes com problemas médicos.

Continua após a publicidade
Publicidade