Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Estados Unidos e Israel adiam exercício militar conjunto (rádio)

Por Saul Loeb 15 jan 2012, 09h55

Estados Unidos e Israel decidiram adiar um importante exercício militar conjunto previsto para a próxima primavera (hemisfério norte), anunciou neste domingo a rádio pública israelense citando fontes militares.

Segundo a rádio que cita fontes militares, as manobras foram adiadas para o último trimestre de 2012 por razões orçamentárias.

Esta decisão não impede a visita do general americano Martin Dempsey, chefe do Estado-Maior dos Exércitos, prevista para esta semana em Israel.

No entanto, o adiamento das manobras ocorre no momento em que Estados Unidos e Israel parecem discordar em relação à situação no Irã.

O ministro de Assuntos Estratégicos israelense, Moshé Yaalon, manifestou neste domingo sua “decepção” pelas aparentes “dúvidas” do governo americano a endurecer as sanções contra Teerã por seu programa nuclear.

A imprensa internacional repercutiu nos últimos dias a preocupação americana pela possibilidade de uma operação militar israelense contra as instalações nucleares iranianos.

O The Wall Street Jornal informou na sexta-feira que o secretário de Defesa, Léon Panetta, e outras autoridades americanas haviam intensificado, sem êxito, as tentativas de obter garantias de Israel de que o Estado hebreu não realizará uma ação militar contra o Irã.

Segundo este diário, o presidente Barack Obama, Panetta e outros altos funcionários haviam advertido os dirigentes israelenses sobre as consequências de um ataque.

Continua após a publicidade
Publicidade