Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Em meio a tensões, ataque em Bagdá mata líder de milícia apoiada pelo Irã

Bombardeio na capital do Iraque ocorre após explosões em território iraniano; milícias culpam 'brutal agressão americana'

Por Da Redação
Atualizado em 7 Maio 2024, 16h38 - Publicado em 4 jan 2024, 09h23

A Força de Mobilização Popular, uma milícia islâmica iraquiana apoiada pelo Irã, afirmou nesta quinta-feira, 4, que seu quartel-general no centro de Bagdá sofreu um ataque aéreo e um de seus comandantes de alto escalão morreu. O anúncio ocorre um dia depois de duas explosões em território iraniano deixarem mais de 100 mortos, elevando as tensões em um Oriente Médio já acossado pela guerra Israel-Hamas na Faixa de Gaza.

Aparentemente sem evidências, a Força de Mobilização Popular acusou os Estados Unidos de estar por trás do ataque. A coligação de milícias, que está nominalmente sob o controle do exército do Iraque, disse em comunicado que o seu vice-chefe de operações em Bagdá, Mushtaq Taleb al-Saidi, ou Abu Taqwa (seu nome de guerra), foi morto “como resultado da brutal agressão americana”.

+ O fator Irã: o perigoso complicador do conflito entre Israel e palestinos

O incidente

Não ficou claro quem executou o ataque, que  matou duas pessoas e feriu cinco, segundo depoimento de dois oficiais da milícia à agência de notícias Associated Press. Um dos funcionários disse que al-Saidi estava entrando na garagem do quartel-general junto com outro oficial quando o carro foi atingido, matando ambos.

O gabinete do primeiro-ministro no Iraque alegou que os Estados Unidos e seus aliados internacionais eram responsáveis pelo ataque “injustificado” a uma força de segurança iraquiana.

“O ataque é uma escalada perigosa [das tensões] e uma violação da soberania do Iraque”, disse o gabinete, segundo a agência de notícias Reuters.

Continua após a publicidade

+ Egito congela mediação entre Israel e Hamas após ataque em Beirute

Alta tensão

O ataque em Bagdá ocorre não só em meio à guerra entre Israel e o grupo terrorista palestino Hamas em Gaza, mas também em paralelo às repetidas trocas de tiros entre as forças de Tel Aviv e o Hezbollah, um grupo xiita anti-judeu apoiado pelo Irã, no sul do Líbano.

Além disso, os rebeldes de etnia houthi, do Iêmen, que desde 2014 travam uma guerra civil contra o governo oficial, intensificaram ataques e sabotagens contra navios no Mar Vermelho que aportariam em Israel, como forma de apoiar o Hamas na guerra.

+ Após explosões no país, Irã diz que atacou exército de Israel em Gaza

Na terça-feira 2, o número 2 da ala política do Hamas foi assassinado em Beirute, capital libanesa, aumentando ainda mais a animosidade na fronteira norte de Israel. No dia seguinte, um atentado terrorista no Irã deixou mais de 100 mortos durante uma cerimônia que marcava o aniversário de morte de Qassem Suleimani, general assassinado pelos Estados Unidos em 2020.

Todos esses acontecimentos, mais do que nunca, ameaçam fazer a guerra em Gaza transbordar para o resto do Oriente Médio.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.