Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dom Orani Tempesta é nomeado cardeal pelo papa

Cerimônia no Vaticano teve presença do papa emérito Bento XVI. Arcebispo do Rio recebeu o título da igreja de Santa Maria da Mãe da Providência

O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, foi nomeado cardeal pelo papa Francisco, na manhã deste sábado, na basílica de São Pedro, no Vaticano. No consistório – a reunião de cardeais comandada pelo pontífice – foram nomeados ao todo 19 novos cardeais, todos recebidos e cumprimentados pessoalmente pelo papa. Aos nomeados, Francisco entregou solidéu, anel e barrete, o característico chapéu vermelho que identifica os cardeais.

Dom Orani e os novos cardeais receberam, cada um, um título de uma igreja romana. Ao arcebispo do Rio foi designada a igreja de Santa Maria Mãe da Providência.

A cerimônia teve momentos de grande emoção. Um deles o encontro entre Francisco e o papa emérito Bento XVI, que sentou-se na primeira fila, ao lado dos outros membros do colégio cardinalício. O papa emérito foi saudado “com afeto e veneração” pelo novo cardeal e Secretário de Estado, Pietro Parolin.

No discurso inicial, Parolin disse que todos estavam “encantados com sua presença”, palavras que provocaram um longo aplauso entre os presentes na Basílica.

No próximo dia 28 a renúncia de Bento XVI completa um ano. Desde então o papa emérito vive no convento Matter Eclesiae, junto ao seu fiel secretário e discípulo, o arcebispo Georg Gänswein, e as quatro laicas consagradas da comunidade Memores Domini, que se ocupam de seu aposento, de sua correspondência e de receber suas poucas e discretas visitas.

O papa emérito encontrou-se quatro vezes com Francisco, mas sua presença hoje na Basílica de São Pedro foi a grande surpresa da cerimônia da nomeação dos cardeais.

Leia também: Dom Orani recebeu com surpresa a nomeação

(Com EFE)