Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Deputado diz que Irã não negociará enriquecimento de urânio com Grupo 5+1

Teerã, 24 mar (EFE).- O Irã não negociará a suspensão ou a redução do enriquecimento de urânio com o Grupo 5+1, segundo afirmação feita neste sábado pelo deputado Esmail Kowsari a uma rede de televisão iraniana.

Kowsari é vice-presidente do Comitê de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano e se referiu ao encontro entre representantes do governo do país com o G 5+1, composto pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha, que deve acontece no próximo mês, em Istambul, para discutir o programa nuclear iraniano.

Enquanto os Estados Unidos apontam para um viés bélico no programa, Teerã garante que este é exclusivamente e civil, insiste que os requisitos do Tratado de Não-Proliferação Nuclear são cumpridos, justificando assim, a não-suspensão de suas atividades atômicas.

O Conselho de Segurança da ONU impôs diversas sanções ao Irã, devido às suspeitas contra o programa. Os governos de Israel e EUA chegaram a ameaçar o país com ataques militares, se o programa não for suspenso.

Kowsari afirmou ainda que o governo iraniano deve adotar uma ‘diplomacia ativa contra as ameaças e a política hostil’, frente ao que ele denominou de ‘arrogância mundial’. Além disso, ele considerou que é preciso rever a política de respeito à Arábia Saudita e Catar, aliados dos americanos. EFE