Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Coroação do Rei Charles III tem data marcada (e vai demorar)

Segundo comunicado do Palácio de Buckingham, a cerimônia será representativa da modernização da monarquia e do seu papel no mundo atual

Por Vitória Barreto
Atualizado em 11 out 2022, 16h02 - Publicado em 11 out 2022, 14h50

A data da coroação do rei Charles III foi divulgada pelo Palácio de Buckingham nesta terça-feira, 11, meses antes do que pode ser o evento mais esperado pelo Reino Unido em gerações.

A cerimônia vai acontecer no dia 6 de maio de 2023, um sábado, na Abadia de Westminster, em Londres, na Inglaterra. O longo período de espera se deve àquilo que os britânicos fazem de melhor — protocolo.

De acordo com a tradição, um novo rei ou rainha só é coroado após o devido período de luto para honrar o último monarca. A falecida rainha Elizabeth II só recebeu coroa, cedro e manto reais no dia 2 de junho de 1953, mais de um ano após a morte do pai, o rei George VI. (Muito diferente, claro, da coroação do próprio George, que foi juramentado mais depressa por conta da abdicação, e não falecimento, do irmão, rei Edward VIII).

+ Conheça o local do funeral da Rainha Elizabeth II: Abadia de Westminster

Segundo o comunicado do Palácio, a cerimônia será representativa da modernização da monarquia e do seu papel no mundo atual. Mesmo que modificações não tenham sido confirmadas, Buckingham apresentou pistas da mudança no ritual de mil anos.

Continua após a publicidade

Por exemplo, coroações geralmente não acontecem aos finais de semana  — a da falecida rainha caiu em uma terça-feira. Também é esperado que o governo e a família real tentem enxugar a pompa da cerimônia, devido a crise econômica que o país enfrenta.

O plano da coroação conhecido como Operação Golden Orb (Operação Órbita de Ouro, em tradução livre), será organizado pelo conde marechal (hoje o duque de Norfolk), como é de praxe. Fontes do palácio disseram ao jornal britânico Mail que ele foi encarregado de fazer uma cerimônia mais simples, curta e diversificada, que reflita a Inglaterra dos dias de hoje.

A duração do evento pode ser encurtada para uma hora e, provavelmente, menos convidados estarão presentes, embora isso ainda não tenha sido confirmado.

A coroação da falecida monarca, a primeira televisionada na história, demorou mais de três horas. Cerca de 8.000 pessoas presenciaram o ritual na Abadia há 69 anos, mas relatos estimam que apenas 2.000 pessoas atendam à coroação deste ano.

Continua após a publicidade

+A nova identidade visual do reinado de Charles III

Outra mudança em discussão é um código de vestimenta mais relaxado: os convidados possivelmente poderão usar trajes mais casuais, em vez de vestes cerimoniais.

Mesmo com diversas especulações sobre a modernização da cerimônia, rituais importantes serão mantidos, como a unção do monarca. Além disso, a carruagem de ouro de 1762, que foi reformada com grande custo para o Jubileu de Platina da rainha, vai fazer parte da procissão da coroação mais uma vez.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.