Clique e assine a partir de 8,90/mês

Conselho de Segurança da ONU condena lançamento de foguete norte-coreano

Reunião de emergência foi marcada depois que país asiático lançou um foguete de longo alcance neste domingo

Por Da Redação - 7 fev 2016, 15h14

Após reunião de emergência, o Conselho de Segurança da ONU condenou com veemência o lançamento de um foguete pela Coreia do Norte na manhã deste domingo. O conselho afirmou que vai adotar novas sanções contra Pyongyang em resposta à violação de resolução da ONU. Samantha Power, embaixadora americana no órgão, disse que Washington vai “garantir que o Conselho de Segurança imponha sérias consequências” contra o país asiático.

A reunião de emergência foi marcada em Nova York depois que Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão solicitaram uma resposta ao lançamento do foguete de longo alcance norte-coreano. O lançamento foi criticado pela comunidade internacional, que acredita ter se tratado de um teste de míssil balístico intercontinental.

Leia também:

Coreia do Norte diz ter lançado foguete com satélite

O foguete foi lançado da base de Dongchang-ri, noroeste da Coreia do Norte, às 9h locais. Foi ordenado pelo ditador Kim Jong-un e “colocou em órbita com sucesso nosso satélite de observação terrestre Kwangmyong 4”, anunciou a TV do governo. Moradores do Japão chegaram a receber mensagens de alerta em seus celulares sobre o lançamento do foguete.

O conselho de segurança discute uma nova rodada de sanções contra Pyongyang desde que a Coreia do Norte anunciou, há um mês, um bem-sucedido teste com uma bomba de hidrogênio, seu quarto teste nuclear.

(Da redação)

Continua após a publicidade
Publicidade