Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Conheça os tripulantes que fazem história em nova missão lunar da Nasa

Agência espacial anunciou que selecionou primeiro homem negro e primeira mulher para missão Artemis II

Por Da Redação
4 abr 2023, 14h53

Em um marco histórico, a agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, anunciou na segunda-feira, 3, que um homem negro e uma mulher foram selecionados pela primeira vez para ir à Lua. A tripulação da missão Artemis II, composta por quatro astronautas, deve decolar em novembro de 2024.

Christina Hammock Koch é dona do recorde de voo espacial contínuo mais longo por uma mulher e foi designada como especialista de missão. Formada em engenharia elétrica e física, Koch é astronauta da Nasa desde 2013 e já participou de três expedições como engenheira de voo na Estação Espacial Internacional (ISS). Ela também integrou a primeira caminhada espacial feminina, em 2019.

Já Victor Glover, veterano de quatro caminhadas espaciais da Nasa, foi escolhido para pilotar a espaçonave Orion. Assim como Koch, entrou para a equipe em 2013. Ele participou de quatro missões, acumulando 168 dias em órbita, e também foi o primeiro homem negro a participar de uma viagem de seis meses à Estação Espacial Internacional.

+ Nasa anuncia tripulantes da missão Artemis II, que dará volta na Lua

Além da dupla, a equipe é composta por Jeremy Hansen, coronel da Força Aérea Real Canadense e especialista de missão, e Reid Wiseman, ex-piloto de caça da Marinha dos EUA e comandante. Apesar da experiência dos outros três astronautas, é a primeira vez de Hansen em uma viagem espacial.

Continua após a publicidade

A seleção de Koch e Glover faz parte de uma busca ativa da Nasa por maior diversidade. A última exploração lunar, que aconteceu em 1972, foi composta apenas por homens brancos.

“A tripulação do Artemis II representa milhares de pessoas trabalhando incansavelmente para nos levar às estrelas. Esta é a tripulação da humanidade”, disse o administrador da Nasa, Bill Nelson.

Artemis II é a primeira viagem tripulada em um programa sucessor ao Apollo após mais de 50 anos, mas não pousará na superfície lunar. A iniciativa tem como objetivo estabelecer um posto para uma futura exploração humana em Marte e testar manobras manuais da espaçonave. Sua sucessora, Artemis III, pretende aterrissar no polo sul da Lua para uma exploração dos astronautas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.