Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Com dois divórcios e vida opulenta, Trump quer atrair religiosos

O intuito da campanha é mobilizar "as pessoas simples" das comunidades cristãs que mantêm um estilo de vida rústico

Por Da redação
Atualizado em 30 jul 2020, 21h01 - Publicado em 22 ago 2016, 08h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os tradicionais amish, alheios ao barulho midiático das eleições americanas, são o alvo de um novo grupo de apoio a Donald Trump que pretende o impensável: convencer estas comunidades modestas e religiosas a votar em um multimilionário que já está em seu terceiro casamento e mantém uma vida opulenta, contrária à humildade defendida pela minoria religiosa amish.

    Publicidade

    “Eles sabem muito pouco de Trump. É provável que nunca tenham lido um tweet de Trump, visto um de seus comícios no YouTube ou acompanhado seus debates das primárias”, disse Ben Walters, do comitê republicano. O intuito da campanha é mobilizar “as pessoas simples” das comunidades cristãs que mantêm um estilo de vida rústico e se concentram principalmente na Pensilvânia e em Ohio, Estados que podem decidir as eleições de 8 de novembro.

    Publicidade

    Dentre eles, os amish são o grupo que mais resistiu à modernidade: são devotos protestantes anabatistas que conservam a vida singela do século XVI, proíbem a televisão e os computadores, alguns não usam nem eletricidade nem telefone, se deslocam em carroças puxadas por cavalos, vivem em áreas rurais e seus pilares são a família e a religião. Conciliar estes valores com o candidato presidencial da opulência, do exagero, dos dois divórcios e uma vida pessoal transformada em espetáculo não parece tarefa fácil.

    “Os amish reconhecem que todos temos falhas e eles provavelmente te diriam que rezam por Trump e deixam que seja Deus que o julgue”, assegurou Walters, perguntado se sua fé lhes permitirá votar em uma pessoa que se casou três vezes. “Eles acreditam que ele indicaria juízes conservadores e contrários ao aborto para a Corte Suprema e que comporia seu governo com conservadores sólidos. Além disso, acredito que a decisão de escolher Mike Pence (provado ultraconservador) como seu vice-presidente tranquiliza os amish”, acrescentou.

    Publicidade

    Nos anúncios de campanha em jornais e placas de rua — os únicos veículos de comunicação para chegar ao eleitorado Amish — o candidato presidencial republicano é apresentado como um “bem-sucedido e familiar homem de negócios”. Também reforçam que não bebe álcool, porque viu “o que ocorre quando as pessoas perdem o controle”, já que seu irmão mais velho morreu jovem como consequência do alcoolismo extremo. “Trabalhador, contrário ao aborto, dedicado a sua família, assim como você”, anuncia um dos painéis publicitários que podem ser vistos há semanas nas estradas rurais dos condados de Lancaster (Pensilvânia) e Holmes (Ohio).

    (Com agência EFE)

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.