Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Chávez diz aos venezuelanos que ‘viverá e vencerá’

WikiLeaks vazou a informação de que ditador tem no máximo 2 anos de vida

Por Da Redação 1 mar 2012, 00h52

Apesar de circular informações de que possui menos de dois anos de vida, o ditador da Venezuela, Hugo Chávez, garantiu aos venezuelanos que “viverá e vencerá”, através de mensagens enviadas pelo Twitter na noite de quarta-feira. Enquanto isso, o vice-presidente do país, Elías Jaua, assegurou que o caudilho se encontra em pleno processo de recuperação.

“Muito boa noite, meus queridos compatriotas! Aqui vou, levantando voo como o condor! Mando a vocês todo meu amor supremo! Viveremos e venceremos!”, afirmou Chávez através de sua conta nessa rede social. O coronel enviou outra mensagem contando que estava assistindo a um programa da televisão pública venezuelana. “Estou vendo minhas queridas Vanessa e Gabriela! Que programa bom!”, disse em alusão à apresentadora Vanessa Davis e à defensora do povo Gabriela Ramírez.

Pouco antes, o vice-presidente venezuelano havia dito que conversou por telefone com Chávez. “Está em pleno processo de recuperação e se despediu com ‘viveremos e venceremos”’, disse Jaua. No primeiro comentário oficial sobre a saúde de Chávez – após o emitido na terça-feira para informar sobre a cirurgia do presidente -, Jaua afirmou que o líder mostrou “voz firme, enérgica e vitoriosa para enviar uma saudação fraterna a todo o povo”.

Chávez passou por uma cirurgia na segunda-feira em Havana, em uma intervenção na qual foi extraída uma “lesão pélvica” da mesma região de onde foi retirado um tumor cancerígeno em junho do ano passado. Chávez, de 57 anos, viajou para Cuba na última sexta-feira para ser operado depois de ter sido diagnosticada uma ‘lesão’ – não usou a palavra tumor – de dois centímetros. Ainda não foi divulgado o prazo em que o ditador venezuelano ficará na ilha, e não foram dados mais detalhes sobre a natureza da lesão.

Na terça-feira, o site WikiLeaks vazou e-mais da empresa americana de inteligência e análise estratégica Stratfor com a informação de que, segundo os médicos que o atenderam, Chávez tem de menos de um até dois anos de vida devido ao estágio avançado de seu câncer. Uma reportagem de VEJA já havia adiantado em novembro que o câncer se espalhou até os nódulos linfáticos e a medula óssea.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade