Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cerca de 5000 pessoas são evacuadas por incêndio na Califórnia

O fogo atingiu mais de 200 hectares de florestas em Calabasas, próximo a Los Angeles

Cerca de 5.000 pessoas foram evacuadas entre sábado e domingo por causa de um incêndio na cidade americana de Calabasas, próxima a Los Angeles, na Califórnia. Mais de 200 hectares de florestas foram queimados. Duas casas foram atingidas e um edifício comercial foi destruído.

O incêndio, cuja fumaça podia ser vista de Los Angeles, começou na tarde de sábado. No domingo, apenas 30% do fogo tinha sido controlado, segundo os bombeiros. Grande parte dos 5.000 evacuados puderam voltar às suas casas no domingo, segundo as autoridades locais. Mas as temperaturas próximas aos 30 graus e o vento ameaçavam expandir o incêndio em direção a Topanga Canyon, no norte de Los Angeles, de modo que alguns habitantes continuavam sob ordem de evacuação no domingo.

“O fogo está na encosta de uma montanha, não há caminho, nós tentamos levar (as equipes) até lá”, declarou John Tripp, um dos responsáveis dos bombeiros do condado de Los Angeles, em uma coletiva de imprensa na manhã de domingo. “Antecipamos que se o sol e o calor aumentarem (…) o incêndio poderia se estender.” Segundo ele, a vegetação ressecada, após quatro anos de uma seca recorde na Califórnia, poderia ajudar a propagar o fogo. Dois bombeiros ficaram levemente feridos e um terceiro sofreu um problema cardíaco.

Três incêndios começaram quase simultaneamente na zona por volta das 16 horas locais (20 horas em Brasília) do sábado. O maior deles esteve provavelmente ligado a um acidente de estrada no qual um veículo bateu em um poste elétrico, segundo as autoridades. A causa dos outros incêndios ainda estavam sendo investigadas.

(Com agência France-Presse)