Em sua primeira semana de mandato, assinar decretos foi uma das principais atividades do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Uma imagem do republicano se esforçando para tirar a tampa de uma caneta, feita quando ele assinava um decreto sobre a construção do muro na fronteira com o México, foi um prato cheio para os internautas criarem versões alternativas – e divertidas – da cena no Photoshop.
A foto foi registrada na quarta-feira, dia 25, quando Trump assinou o decreto com a ordem para a construção do controverso muro na fronteira com o México. A assinatura ocorreu uma semana antes da visita do presidente mexicano Enrique Peña Nieto à Casa Branca, agendada para o dia 31 de janeiro.
A ação deu origem a uma série de desentendimentos. Trump afirmou que o custo do muro será “reembolsado pelo México” e, em resposta, o líder mexicano reiterou que o dinheiro não sairia dos cofres públicos de seu país. Na quinta-feira, por meio de um tuíte, o presidente americano sugeriu que, se não estivesse disposto a pagar pela obra, Peña Nieto deveria cancelar o encontro. Poucas horas depois, o presidente do México cancelou a viagem a Washington.