Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Presidente do México cancela encontro com Trump

Peña Nieto anunciou a decisão após o americano afirmar que o México deveria pagar pelo muro ou desistir do encontro

Por Da redação Atualizado em 26 jan 2017, 21h30 - Publicado em 26 jan 2017, 15h50

O presidente mexicano Enrique Peña Nieto cancelou nesta quinta-feira sua viagem a Washington, marcada para a próxima semana, na qual encontraria o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A decisão vem um dia após o republicano assinar um decreto para dar início à construção de um “muro físico” na fronteira entre os dois países.

Peña Nieto anunciou o cancelamento da reunião via Twitter, três horas após Trump escrever que, se o México não está disposto a pagar pelo muro, seria melhor desistir do encontro. “Nesta manhã informamos à Casa Branca que não vou comparecer à reunião de trabalho programada para a próxima terça-feira com o @POTUS [Presidente dos Estados Unidos]”, escreveu o mexicano.

Continua após a publicidade
  • Em seguida, Peña Nieto também publicou na rede social que o “México reitera sua vontade de trabalhar com os Estados Unidos para conquistar acordos em favor de ambas as nações”.

    Continua após a publicidade

    Mais cedo nesta quinta, Trump afirmou via Twitter que os Estados Unidos têm um déficit comercial com o México da ordem de 60 bilhões de dólares. “Foi um acordo de apenas um lado desde o início do Tratado de Livre Comércio da América do Norte, com enorme número de empregos e empresas perdidos”, disse.

    Em uma mensagem televisionada na quarta-feira, Peña Nieto insistiu que o México não pagará pela barreira planejada por Trump, que pode custar até 20 bilhões de dólares. “Eu condeno a decisão dos Estados Unidos de seguir em frente com a construção de um muro que nos divide ao invés de nos unir”.

    Continua após a publicidade
    Publicidade