Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump assina decreto sobre muro na fronteira com o México

O presidente americano afirmou, em entrevista à TV, que a obra começará "em meses"

Em cerimônia realizada no Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, o presidente americano Donald Trump assinou nesta quarta-feira um decreto executivo que destina verbas federais para a construção de um muro na fronteira com o México.

Em entrevista à rede de televisão ABC, Trump afirmou que a obra começará “em meses” e que seu planejamento se dará “imediatamente”. “O mais breve possível, o quão breve possamos fazê-lo fisicamente”, disse.

“Em meses?” pergunta o jornalista. “Diria que em meses, sim. Eu diria que em meses, certamente o planejamento vai começar imediatamente”, ressaltou.

O recém-empossado presidente reiterou que, “em última instância”, o custo do muro será “reembolsado pelo México”, e esse pagamento representará “cem por cento” do custo da construção.

Trump confirmou que o governo americano adiantará o dinheiro necessário para iniciar a construção, mas depois os mexicanos vão restituí-lo.

“Tudo será reembolsado em uma data posterior com qualquer transação que façamos com o México. Só digo que haverá um pagamento, que acontecerá de alguma forma, talvez uma forma complicada. O que estou fazendo é bom para os Estados Unidos, também vai ser bom para o México. Queremos um México muito estável e muito sólido”, declarou.

Perguntado sobre a recusa do presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, de pagar a conta do muro, Trump respondeu que o governante não poderia dizer outra coisa. “Ele tem que dizer isso, tem que dizer isso”, justificou.

Trump anunciou ontem à noite, no Twitter, que hoje tomaria medidas referentes à segurança nacional, incluindo a construção do muro.

(Com EFE)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Os esquerdistas de Veja não param de falar mal de Trump. Pelo menos ele não vem de uma família corrupta como os Civitas.

    Curtir

  2. Pode construir o muro, só vai servir para dar empregos para milhares de imigrantes, aliás o que não falta no mundo são os muros, no Brasil são os muros de condomínios, das casas, tem o muro social, muro racial, muro de gêneros, eu mesmo tenho um muro de 5 metros de altura e ainda por cima vivo reclamando!

    Curtir

  3. célio alvarenga marques

    vai ter outro na fronteira com o canadá?muita gente entra por lá!e quanto aos que entram por via marítima(principalmente através das bahamas)?e mesmo na fronteira mexicana,talvez o imbecil da casa branca não saiba,e seus apoiadores retardados menos ainda,mas em regiões onde já existem barreiras,como na região de san diego,túneis são cavados e usados tanto para o tráfico de drogas quanto para a rota de imigrantes ilegais!aí ficam esses burros aqui gritando “yes trump””go trump”e outras asneiras!a maior parte dos ilegais entra legalmente,com visto de turista, e acaba ficando por lá!os trumpistas burros não sabem disso porque são burros!

    Curtir

  4. Para ficar mais em conta a construção deste muro, contrata empreiteiras brasileiras!

    Curtir