Clique e assine com até 92% de desconto

Buscas por avião desaparecido são reiniciadas em nova área

Navio equipado com aparelhos para localizar objetos no fundo do mar vasculha uma área do tamanho da Suíça. Busca pela aeronave pode levar anos

Por Da Redação 25 jun 2014, 13h59

As equipes de busca que procuram o avião desaparecido da Malaysia Airlines reiniciaram seus trabalhos em uma nova área, reporta o The New York Times nesta quarta-feira. O navio Fugro Equator, uma embarcação privada especialmente equipada para buscas no fundo do mar, está vasculhando uma área a cerca de 800 quilômetros a sudoeste do local onde as buscas se concentraram, em abril e maio, e a 1.500 quilômetros a noroeste do porto de Perth, na Austrália. A nova área tem cerca de 36.800 quilômetros quadrados, quase o tamanho da Suíça.

Tim Farrar, um consultor de comunicações via satélite que faz parte de um grupo de especialistas que realizaram análise independente dos dados do avião desaparecido, expressou surpresa que a nova área de pesquisas não havia sido transferida ainda mais longe ao sudoeste. O novo local é consistente com a hipótese de o Boeing 777 ter viajado a uma velocidade de 380 nós (703 Km/h) ao sul depois de desaparecer dos radares da Malásia enquanto sobrevoava o extremo norte do Estreito de Malaca, disse Farrar. A área do fundo do mar que foi verificada em abril e maio, que os investigadores pensaram ter localizado sinais da caixa-preta, era consistente com o avião voando a uma velocidade de apenas 325 nós (601 Km/h).

Leia também

Piloto do voo MH370 planejou rota para ilha em simulador

Diretor indiano que fazer filme sobre avião desaparecido

Equipes buscavam avião desaparecido no lugar errado

No entanto, o consultor afirmou que o grupo de peritos independentes com quem ele estava trabalhando havia assumido a possibilidade do avião ter voado a uma velocidade de 460 nós (851 Km/h). Portanto, segundo essa hipótese, o local preciso do desaparecimento do avião seria ainda mais distante que a área de buscas atual. “Não está claro porque eles [a equipe de investigadores] estão buscando uma solução relativamente mais lenta”, disse Farrar.

Continua após a publicidade

Leia mais

O tamanho da encrenca na busca pelo avião desaparecido

Busca por avião desaparecido poderá levar anos, diz autoridade dos EUA

Continua após a publicidade
Publicidade