Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Autor do atentado no Canadá é fã de Trump e Marine Le Pen

Alexandre Bissonnette tem 27 anos e é franco-canadense. Ele matou seis pessoas e feriu outras oito em uma mesquita canadense

O autor do atentado que matou seis pessoas em uma mesquita de Quebec, no Canadá, o franco-canadense Alexandre Bissonnette é admirador do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e da política ultranacionalista francesa Marine Le Pen. Segundo Rita Katz, diretora da consultoria SITE, portal que monitora a atividade de extremistas na web, Bissonnette “curte” as páginas dos dois políticos no Facebook, assim como das Forças de Defesa de Israel, o que torna “improvável” uma ligação com o jihadismo.

Recentemente, supremacistas brancos americanos disseminaram na web um pronunciamento de Le Pen no qual ela diz que o “nacionalismo está voltando”. A representante do partido Frente Nacional (FN) lidera as pesquisas para o primeiro turno das eleições presidenciais na França, com um discurso eurocético e contrário à imigração.

Veja também

Já Trump chegou à Casa Branca com uma plataforma protecionista e nacionalista, que se manteve após sua posse. No fim da semana passada, o presidente assinou um decreto proibindo a entrada nos EUA de cidadãos provenientes de sete países de maioria muçulmana: Irã, Iraque, Síria, Iêmen, Somália, Sudão e Líbia.

Bissonnette, um estudante de ciências políticas de 27 anos, é o único suspeito preso após o atentado em Quebec e não tinha passagens pela polícia. A mesquita fica no Centro Cultural Islâmico da cidade canadense e já tinha sido alvo de ameaças. Em junho de 2016, uma cabeça de porco foi deixada na entrada do local, com a frase “bom apetite” – muçulmanos não comem carne de porco.

(Com ANSA)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. lucas otaviano

    Foi só eu que percebi : a reportagem logo no início diz que o rapaz é o autor do massacre, mas no final fala que ele é suspeito.

    Curtir

  2. Robson La Luna Di Cola

    Parem de chamar a grande mídia de esquerdista. Ela ODEIA os políticos NACIONALISTAS que estão surgindo em grande número, pois ela defende uma economia globalizada. O Planeta Mercado. Pois isto interessa às grandes corporações que a sustentam, através de anúncios!

    Curtir

  3. Eu já tive assinatura da Veja. É uma pena que a revista tenha sofrido um declínio tão grande. Lamentável.

    Curtir

  4. A revista veja é golpista…srsrs. Que o cara admira o Trump tudo bem, que ele é um maluco, tudo bem, mas que petistas agora leem a Veja esta tudo errado.

    Curtir

  5. La Farruquita Flamenca

    Aff. Veja em fim de carreira.

    Curtir

  6. Otávio Guzzo

    Vocês são mesmo incansáveis! E o que isso quer dizer? Que todo fã de Trump é terrorista? Faz me rir. Esquerdista é tudo assim, são os censores da igualdade e do preconceito, mas são os primeiros a censurar e ser preconceituoso. Vocês não percebem que ninguém mais cai nessa armadilha boba?

    Curtir

  7. Quer dizer, a diretora de um site diz que o autor é fan do Trump, e a Veja vai de cabeça na informação.

    Curtir

  8. Cyro Ferreira

    Se fosse um muçulmano o autor do atentado chamariam ele de “lobo solitário” ou diriam que ele tinha problemas mentais.

    Curtir

  9. Rodrigo Destefani

    Agora vocês, leitores da VEJA começam a abrir os olhos e as mentes e enxergar o óbvio – o que sempre esteve presente nesta gazeta corporativa – Que a ESQUERDA tem muitas faces: Fabianistas, Liberais, Anarcoabobados… Eis que este revista mostra agora ao que sempre veio e para o que sempre esteve:
    Atender a interesses CONTRA O NOSSO PAÍS e A FAVOR DO GLOBALISMO. Corporativista e totalmente difamadora do que é Conservador,Nacionalista e de DIREITA – ou seja – a Verdadeira Direita!
    Acordem Nacionalistas !!

    Curtir

  10. Del Oliveira

    Veja virou jornal de esquerda. Manchete tendenciosa.

    Curtir