Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Aung San Suu Kyi visita o Parlamento de Naypyidaw

A opositora birmanesa Aung San Suu Kyi deve visitar nesta sexta-feira o presidente da câmara baixa, um dos principais nomes do novo regime, e aproveitará sua estadia na capital para realizar a reinscrição de seu partido.

A prêmio Nobel da Paz deve passar todo o dia em Naypyidaw para finalizar o processo de legalização da Liga Nacional para a Democracia (LND), partido que a acompanhou por toda a sua carreira e que foi dissolvido em maio de 2010.

“Os presidentes da câmara baixa e da câmara alta vão se encontrar com Suu Ki durante a tarde”, informou uma autoridade parlamentar à AFP. “O encontro será realizado no Parlamento”, acrescentou.

Será a primeira ocasião em que Suu Kyi se reunirá com Shwe Mann, ex-número três da junta no poder até março passado e que se retirou do exército para tomar a presidência do parlamento com o novo regime civil.

Suu Kyi foi convidada pelo presidente Thein Sein para voltar ao cenário político, no âmbito de uma série de reformas políticas que têm por objetivo romper o isolamento do país.

Espera-se que a LND, que boicotou as eleições de novembro de 2010, se apresente às legislativas parciais que devem ocorrer nos próximos meses e nas quais a própria Suu Kyi pode se apresentar como candidata.

Em 1990, a LND humilhou o regime militar ao vencer eleições, mas a junta negou-se a reconhecer este resultado.