Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Agência chilena reivindica autoria de imagens com autoridades se beijando

Campanha da Benetton causou alvoroço e foi condenada pelo Vaticano

Por Da Redação
18 nov 2011, 22h08

A agência de publicidade chilena La Firma reivindicou nesta sexta-feira a autoria da ideia de utilizar personalidades públicas antagônicas se beijando em propagandas, como as que foram divulgadas nesta semana em campanha da grife italiana Benetton. Segundo a La Firma, a ideia já foi desenvolvida no Chile, em 2006, em uma peça publicitária de uma marca de adoçantes.

A propaganda da agência chilena retratava o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, beijando a bochecha do presidente venezuelano, Hugo Chávez, sob o slogan: “Alcançamos o impossível”. A campanha foi escolhida pelo “Le Monde” como uma das melhores do ano, diz a agência.

O diretor da La Firma, Francisco Guarello, afirmou que existe uma semelhança muito grande entre campanha de sua agência e as fotomontagens que a Benetton divulgou nesta semana, que mostram Barack Obama beijando Hugo Chávez, assim como o papa Bento 16 e o imã Mohammed Al Tayeb, entre outros. “O que nos chama a atenção é que são muito similares e, por isso, estamos estudando ações legais”, disse Guarello.

As imagens da marca italiana fazem parte de uma campanha contra o ódio, intitulada “unhate”, que causou alvoroço ao redor do mundo. A imagem do papa beijando um imã egípcio chegou a ser removida da campanha depois que o Vaticano a condenou e moveu uma ação contra a Benetton.

(Com agência EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.