Agência chilena reivindica autoria de imagens com autoridades se beijando
Campanha da Benetton causou alvoroço e foi condenada pelo Vaticano
A agência de publicidade chilena La Firma reivindicou nesta sexta-feira a autoria da ideia de utilizar personalidades públicas antagônicas se beijando em propagandas, como as que foram divulgadas nesta semana em campanha da grife italiana Benetton. Segundo a La Firma, a ideia já foi desenvolvida no Chile, em 2006, em uma peça publicitária de uma marca de adoçantes.
A propaganda da agência chilena retratava o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, beijando a bochecha do presidente venezuelano, Hugo Chávez, sob o slogan: “Alcançamos o impossível”. A campanha foi escolhida pelo “Le Monde” como uma das melhores do ano, diz a agência.
O diretor da La Firma, Francisco Guarello, afirmou que existe uma semelhança muito grande entre campanha de sua agência e as fotomontagens que a Benetton divulgou nesta semana, que mostram Barack Obama beijando Hugo Chávez, assim como o papa Bento 16 e o imã Mohammed Al Tayeb, entre outros. “O que nos chama a atenção é que são muito similares e, por isso, estamos estudando ações legais”, disse Guarello.
As imagens da marca italiana fazem parte de uma campanha contra o ódio, intitulada “unhate”, que causou alvoroço ao redor do mundo. A imagem do papa beijando um imã egípcio chegou a ser removida da campanha depois que o Vaticano a condenou e moveu uma ação contra a Benetton.
(Com agência EFE)