Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

2016 não termina nunca: nevou no Deserto do Saara

É a primeira vez que a neve cobre a região em 37 anos

Um fotógrafo amador registrou imagens incríveis de neve cobrindo as areais do Deserto do Saara, fenômeno que não acontecia desde 1979. O argelino Karim Bouchetata ficou atordoado diante do inesperado cenário nas proximidades da cidade de Ain Segra, na Argélia, nessa segunda-feira.

“Todos ficaram espantados de ver a neve cobrindo o deserto”, disse Bouchetata. “A neve ficou sobre a areia por cerca de um dia antes de derreter completamente”.

Esta é a segunda vez em que a neve cobre as areias dessa região do Saara – em fevereiro de 1979, nevou por cerca de meia hora, no primeiro evento do tipo de que se tem notícia.

Veja também

No entanto, o fenômeno não chega a surpreender os especialistas. “Apesar de ser uma região desértica, também há chuvas no norte da África. Com frio intenso, pode nevar”, explica o meteorologista Augusto José Pereira Filho, professor da Universidade de São Paulo.

O maior deserto do mundo ocupa uma área de 8,6 milhões de quilômetros quadrados do norte da África. No verão, as temperaturas chegam perto dos 50 graus. A cidade de Ain Segra, fica a 1.000 metros acima do nível do mar e é cercada pelas montanhas da Cordilheira do Atlas.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Aconteceu em 1979?! Ah, e eu pensando que era por causa do “aquecimento global”. Menos mal.

    Curtir

  2. Se já não houvesse acontecido em 1979 também, Al Gore e sua turma estariam tuitando até cair os dedos.

    Curtir

  3. Ouço ao longe, as Trombetas do Apocalipse

    Curtir

  4. Assim diminui o mimimi, mudanças.catástrofes, cataclismas etc etc…acontecem no planeta desde sempre. O planeta muda e vai mudar sempre. lembrem-se entre outros acontecimentos, a América do sul já foi ligada a África

    Curtir

  5. joão botelho

    Se o mundo continuar a se aquecer dessa forma, de certo acabaremos numa era glacial … hic

    Curtir

  6. 999justforfun

    Cada dia que passa mais provas do que cientistas de VERDADE vem demonstrando se confirma e a tese da quadrilha do GLOBAL WARMING, prêmio Nobel Al Gore, congela, a surpresa é que mini glacial parece não ser tão mini.
    Faltou noticiar “neves de verão” no sul da Austrália que está acontecendo neste ano.

    Curtir

  7. Flávio Hernandez

    2016 sua linda!!! que tenhamos muitos outros anos como vc!!! #PAZ

    Curtir

  8. O que teve que coisa que “nunca dantes neste mundo” em 2016 não tá no mapa!… Isso aí é lindo. Mas o que teve se surpresa ruim também…

    Curtir

  9. Attilio Azzo Quintino

    Em uma parte do deserto!!!!

    Curtir

  10. Alex Dos Santos

    E ainda tem idiota acreditando nesse tal “aquecimento global. Aqui mesmo em Sampa, até semana passada estava um frio de lascar nas madrugadas.

    Curtir