Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vadão é indicado a melhor técnico pela Fifa – e depois é demitido

Horas depois da indicação, treinador de 60 anos deixou a seleção brasileira feminina. Ele foi substituído por Emily Lima, primeira mulher a assumir o cargo

O técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, recebeu uma notícia boa e outra ruim nesta terça-feira. Pela manhã, foi indicado pela Fifa ao prêmio de melhor treinador do ano no futebol feminino. Horas depois, teve confirmada a sua demissão do cargo de treinador da seleção brasileira de futebol. Ele foi substituído por Emily Lima, a primeira mulher da história a dirigir a equipe feminina.

Pela manhã, a Fifa divulgou em seu site oficial a lista com os 10 indicados ao prêmio de melhor treinador de futebo feminino, que terá o vencedor anunciado no dia 9 de janeiro de 2017 na reformulada premiação anual, agora intitulada “The Fifa Best Awards” – a antiga “Bola de Ouro”.

Vadão levou a seleção brasileira ao quarto lugar na Olimpíada do Rio de Janeiro. A equipe de Marta era uma das candidatas à medalha de ouro e encantou o público na primeira fase, mas não chegou ao pódio. O treinador paulista de 60 anos já passou por vários clubes do futebol brasileiro – foi ele quem revelou o meia Kaká no São Paulo, em 2001, quando conquistou o Torneio Rio-São Paulo com o clube.

Veja também

Agora desempregado, Vadão enfrentará forte concorrência na premiação, especialmente três mulheres: a favorita Silvia Neid, que levou a Alemanha ao ouro olímpico, Jill Ellis, técnica dos EUA e atual vencedora do prêmio, e Pia Sundhage, da Suécia. Completam a lista Philippe Bergeroo, da seleção francesa, John Herdman, da seleção canadense, Vera Pauw, da seleção sul-africana, Gérard Prêcheur, do Lyon, Martina Voss-Tecklenburg, da seleção suíça, e Thomas Wörle, do Bayern de Munique.

Treinadora –  A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta tarde que Emily Lima é a nova treinadora da seleção feminina. Primeira mulher a assumir o cargo, ela foi vice-campeã da Copa do Brasil de Futebol Feminino treinando o São José-SP.  Vadão e sua comissão técnica deixaram o cargo após dois anos e meio de trabalho e acumularam três títulos: o bicampeonato do Torneio Internacional (2014 e 2015) e o Pan-americano de Toronto, em 2015.

Emily Lima, nova treinadora da seleção brasileira feminina de futebol Emily Lima, nova treinadora da seleção brasileira feminina de futebol

Emily Lima, nova treinadora da seleção brasileira feminina de futebol (Lucas Figueiredo/CBF/)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Só no Brasil acontece um absurdo desse…

    Curtir