Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Séries e documentários sobre esporte viram febre no streaming

O segredo está em humanizar os personagens, inclusive os derrotados

Por Luiz Felipe Castro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 18 set 2022, 08h00

Pouco antes de a televisão se popularizar como fenômeno de massa, o escritor americano Joseph Campbell (1904-1987) escreveu o clássico O Herói de Mil Faces, de 1949. Ao analisar a técnica empregada na construção de lendas, mitos e fábulas antigas, Camp­bell desenhou um modelo narrativo, cuja aventura dos personagens passava invariavelmente por toda sorte de percalços até o momento da redenção. Consagrada na ficção, a fórmula é amplamente observada na vida real — e especialmente no meio esportivo. Não à toa, cada vez mais as plataformas de streaming investem nesse segmento com a produção de séries e documentários sobre atletas em atividade ou aposentados, famosos ou nem tanto, heróis ou vilões.

Basta um breve passeio pelas telas de Netflix, Prime Video, HBO Max, Disney+ ou Globoplay para perceber como o cardápio esportivo anda cada vez mais variado. Seja de futebol, basquete, tênis ou mesmo modalidades menos tradicionais, o fundamental é haver uma boa história a ser contada. Michael Jordan e a pandemia tiveram papel especial no desabrochar da tendência. A série The Last Dance, sobre a temporada de 1998 do Chicago Bulls, estreou em abril de 2020, durante o período mais rígido do lock­down, quando todos buscavam um refúgio para o tédio. A obra premiada com um Emmy de melhor produção não ficcional daquele ano contou com mais de 100 entrevistas — até Barack Obama quis falar sobre sua paixão por MJ e pelos Bulls — e foi um ponto de virada na indústria.

O CASO FIGO: A TRANSFERÊNCIA QUE MUDOU O FUTEBOL - O documentário, que estreou em agosto, mostra como se deu a venda de Luís Figo, ídolo português do Barcelona, ao rival Real Madrid, no ano 2000
O CASO FIGO: A TRANSFERÊNCIA QUE MUDOU O FUTEBOL – O documentário, que estreou em agosto, mostra como se deu a venda de Luís Figo, ídolo português do Barcelona, ao rival Real Madrid, no ano 2000 (Divulgação/Netflix)

Outro caso emblemático é o da série Drive to Survive, que mostra os bastidores da Fórmula 1 e ajudou a rejuvenescer o grupo de fãs de corridas, com um boom especial entre a audiência feminina. “Esse tipo de produto já existia, mas dentro de uma programação de TV linear, com hora marcada para assistir, e portanto não retinha tanta audiência”, diz Bruno Maia, CEO da startup Feel The Match, especializada na criação de conteúdo no segmento esportivo. “Com o avanço do streaming e de um comportamento cada vez mais customizado do consumo, em que a pessoa escolhe o que quer e quando quer ver, abriu-se um universo de opções.” Nos moldes de Last Dance, Maia produziu a série Romário, o Cara, prevista para estrear em 2023, sobre a carreira do marrento craque do tetra em 1994. Ele garante: o Baixinho não vetou nenhum assunto ou fonte e até indicou pessoas que poderiam falar mal dele para enriquecer a trama.

F1: DRIVE TO SURVIVE (DIRIGIR PARA VIVER) - O sucesso da série ajudou a Fórmula 1 a aumentar em 77% o interesse de pessoas entre 17 e 35 anos sobre a modalidade, de acordo com a Nielsen -
F1: DRIVE TO SURVIVE (DIRIGIR PARA VIVER) – O sucesso da série ajudou a Fórmula 1 a aumentar em 77% o interesse de pessoas entre 17 e 35 anos sobre a modalidade, de acordo com a Nielsen – (Divulgação/Netflix)

Uma das chaves do êxito do formato é explorar não apenas o mito dos vitoriosos, mas o drama dos derrotados. Há uma série dedicada aos perdedores, chamada Losers, outra sobre o calvário do tenista americano Mardy Fish, além de saborosos bastidores de vestiários em crise nas séries da saga All or Nothing, que passou por clubes como Manchester City e Juventus. Os algoritmos de recomendação, cada vez mais eficientes, também ajudam a consolidar o gênero.

THE LAST DANCE (ARREMESSO FINAL) - Um divisor de águas para a indústria, a série sobre Michael Jordan e o Chicago Bulls foi vista por 30 milhões de pessoas meses após seu lançamento -
THE LAST DANCE (ARREMESSO FINAL) – Um divisor de águas para a indústria, a série sobre Michael Jordan e o Chicago Bulls foi vista por 30 milhões de pessoas meses após seu lançamento – (Divulgação/Netflix)

A cineasta Susanna Lira se diz surpresa com o fascínio que o esporte provoca depois de ter produzido séries sobre os ex-atacantes Walter Casagrande e Adriano. Segundo ela, convencer os personagens a expor suas fragilidades requer tato. “Não ser chapa-branca é ser honesto, pois não tem como contar histórias como essas sem tocar em aspectos sensíveis”, diz. Há casos em que o biografado visa, sobretudo, a eternizar seus feitos e expô-los a novas gerações. Um bom exemplo é O Caso Figo, em que diversos entrevistados perseguem o papel de protagonista. Mas não se trata apenas de mera vaidade. “Vejo neles um desejo de fazer justiça com a própria história e deixar um legado”, pontua a cineasta. Para quem curte esportes e jornadas do herói, opções não faltam.

Publicado em VEJA de 21 de setembro de 2022, edição nº 2807

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.