Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

São Paulo reintegra Cleber Santana e libera Jean

Por AE

São Paulo – O técnico Emerson Leão vai iniciar o ano com um elenco inchado no São Paulo. Nesta quarta-feira, 33 jogadores participaram do primeiro treino da equipe em 2012. Entre as novidades, além dos cinco reforços anunciados ainda no ano passado, também a presença de uma série de atletas relegados, como Cleber Santana, Mazola, Thiago Carleto e Rafinha.

Quatro jogadores retornaram de empréstimo e estão concentrados com o restante do elenco no CFA de Cotia: o meia Cleber Santana (estava no Atlético-PR), o atacante Mazola (no Urawa Reds, do Japão), o lateral-esquerdo Thiago Carleto (no América-MG) e o volante Juninho (no Los Angeles Galaxy). Destes, o único que deve seguir no grupo para o Paulistão é o volante, um dos destaques do time campeão da MLS, a liga norte-americana de futebol. Mazola, de acordo com o vice-presidente de futebol João Paulo Jesus Lopes, deve ir para um time do leste europeu.

Conforme já havia anunciado o técnico Emerson Leão ao fim da temporada 2011, ele vai observar mais de perto o atacante Rafinha, revelado pelo próprio clube. O curioso é que o jogador já tem 21 anos (completa 22 em abril) e costumava ser reserva nas categorias de base. Ele foi emprestado para o Red Bull no primeiro semestre de 2011, participou apenas de cinco jogos na Série A-2 e passou a treinar com o Super20 do São Paulo, grupo de jogadores que não têm idade para atuar na base nem interessa ao time principal. Ali chamou a atenção de Leão.

Por outro lado, o São Paulo liberou o lateral-direito Jean por dois dias para, de acordo com o clube, “resolver problemas particulares”. O jogador interessa ao Fluminense e pode ser transferido.

Além dos 33 jogadores que treinaram nesta quarta-feira, o elenco do São Paulo também tem o meia argentino Cañete, que se recupera no Reffis, e o atacante Ademilson, que disputa a Copa São Paulo. O clube pretende contratar mais dois ou três jogadores de ataque. Se Jean realmente sair, deverá procurar um novo lateral-direito ou promover o jovem Danilo, que também se trata no Reffis em Cotia.

Confira o elenco do São Paulo que inicia a temporada:

Goleiros – Rogério Ceni, Denis, Léo e Leonardo;

Lateral-direito – Piris;

Zagueiro – Rhodolfo, Edson Silva, Luiz Eduardo, Bruno Uvini, João Filipe e Paulo Miranda;

Laterais-esquerdos – Juan, Cortês, Thiago Carleto e Henrique Miranda;

Volantes – Casemiro, Denilson, Cleber Santana, Carlinhos, Wellington, Rodrigo Caio, Fabrício e Juninho;

Meias – Maicon, Lucas, Marlos e Cícero;

Atacantes – Luis Fabiano, Fernandinho, Willian, Henrique, Mazola e Rafinha.