Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pistorius supera índice olímpico e fica perto de Londres

Por AE

Johanesburgo – O sul-africano Oscar Pistorius ficou muito perto de conquistar uma histórica classificação olímpica neste sábado. O corredor, que usa próteses de carbono nas duas pernas, correu abaixo do índice olímpico na prova dos 400 metros em uma competição disputada em Pretória.

Pistorius completou a prova com o tempo de 45s20, abaixo dos 45s30 exigidos pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês). O atleta de 25 anos já havia corrido abaixo desta marca no ano passado, quando registrou 45s07 em um meeting na Itália.

O sul-africano, no entanto, ainda não tem vaga garantida na Olimpíada de Londres. Ele precisa correr novamente abaixo do índice, mas desta vez em uma competição internacional, para conquistar a sonhada classificação olímpica, segundo as regras da Federação de Atletismo e do Comitê Olímpico da África do Sul.

Se confirmar a vaga, Pistorius se tornará o primeiro atleta amputado a disputar uma Olimpíada. O corredor, que falhou ao tentar obter o índice para os Jogos de Pequim, em 2008, já havia entrado para a história em 2011 ao ser o primeiro a disputar um Mundial, em Daegu, na Coreia do Sul.

“Estou absolutamente feliz por ter corrido abaixo do índice olímpico hoje. Este é um grande momento para mim”, comentou o corredor. “Estava me sentindo muito forte na pista e, quando eu cruzei a linha de chegada e vi o tempo, vivi um momento mágico”, celebrou.