Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

No exterior, Duda segue se preparando para Londres-2012

Campeão mundial indoor de salto em distância, Mauro Vinícius da Silva, o Duda, segue competindo no exterior, visando sua preparação para os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Neste domingo, o saltador disputa o GP de Rabat, no Marrocos, a partir das 15h45 (de Brasília) deste domingo. Na seqüencia, o atleta participa dos GPs de Innsbruck, na Áustria, no próximo dia 1 , e de Munique, na Alemanha, quatro dias depois.

Após a conquista do título no Mundial Indoor de Istambul, em março, Duda já disputou dois GPs internacionais no Brasil, com ouro em Belém, quando saltou 7,95m, e em Fortaleza, com 7,94m marcados. Apesar das medalhas, Duda vai ao exterior em busca de melhores resultados.

‘Estou tranquilo. Acho que posso saltar mais longe do que nos meetings no Brasil, acima dos 8 m. Isso também vai depender das condições de treinamento que eu encontrar e do clima. O Marrocos é mais quente, mas ainda está meio frio na Europa e as competições são ao ar livre’, afirma.

O treinador Aristides Junqueira, o Tide, que acompanha Duda em suas competições no exterior, explica que o atleta vem de um período de treinos mais leves, após os GPs disputados no Brasil.

‘Ele já fez um ciclo forte antes do Mundial e vai fazer outro para a Olimpíada. Um terceiro ciclo forte agora seria muita coisa. Ele pode melhorar, sim, saltar acima dos 8 m, mas não deve superar a melhor marca pessoal’, analisa.

Duda tem como melhor marca pessoal ao ar livre os 8,27m do Troféu Bandeirantes, disputado em São Paulo, em setembro de 2011. Neste ano, saltou 8,10m em torneio da Federação Paulista de Atletismo, além de liderar o ranking mundial indoor, com 8,28m saltados na fase qualificatória do Mundial de Istambul.

Após a experiência internacional, Duda retorna ao país para a disputa do Troféu Brasil, entre os dias 27 de junho e 1de julho, em São Paulo, antes de voltar aDo exterior, quando disputa o GP de Mônaco, em 20 de julho. A programação olímpica de atletismo será realizada entre 3 e 12 de agosto.