Maratona aquática masculina de Londres-12 não terá brasileiros

A delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres não vai contar com participantes para a maratona aquática masculina dos 10km. Neste domingo, Allan do Carmo e Lucas Kanieski disputaram a Maratona Aquática de Setúbal, em Portugal, última seletiva olímpica, e não conseguiram a classificação para as Olimpíadas.
Allan encerrou sua participação em 19 , com o tempo de 1h46min38s, enquanto que Lucas fechou na 33colocação, marcando 1h49min08s5. Quem venceu a prova foi o tunisiano Ousama Mellouli (1h45min18s5), campeão olímpico e mundial nos 1500m livre. O canadense Richard Weinberger fechou em segundo, com 1h45min30s2. Quem completou o pódio foi o búlgaro Petar Stoychev, que cravou a marca de 1h45min30s2. Em quarto ainda veio o italiano Valerio Cleri, com o tempo de 1h45min36s8.
Os nove melhores maratonistas aquáticos garantiram a vaga em Londres, com mais cinco nadadores representando cada um dos continentes: Yuri Kudinov, do Cazaquistão, ficou com a vaga asiática, o venezuelano Erwin Maldonado, com a das Américas, Caaba Gercsak, da Bulgária, vai representar a Europa, Kane Radford, da Nova Zelândia, é o dono da vaga da Oceania, e Mazen Aziz, do Egito, é o representante africano.
A definição das vagas na maratona aquática teve seu início em julho de 2011, no Mundial de Esportes Aquáticos disputado em Xangai. Os dez primeiros classificados na prova dos 10km garantiram a participação de forma automática. No feminino, Poliana Okimoto conseguiu o direito de disputar os Jogos, com o sexto lugar.
Como já havia assegurado uma vaga em Xangai, o Brasil não pode escrever nenhuma mulher para o Pré-olímpico de Setúbal. No masculino, Allan e Lucas foram inscritos. Como a Federação Internacional de Natação (FINA) colocou o limite de 25 atletas por prova, as últimas 15 estavam em jogo em Portugal.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)