Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Manchester City pode ser campeão inglês após 44 anos

Londres, 11 mai (EFE).- A última rodada do Campeonato Inglês, que será toda disputada neste domingo, pode terminar com um título do Manchester City após 44 anos de jejum ou o bicampeonato do Manchester United, e também será marcada pela disputa pela terceira vaga da competição na Liga dos Campeões.

Em um dos finais mais disputados dos últimos tempos na Inglaterra, o City depende apenas de si mesmo para conquistar seu primeiro título da competição nacional desde 1968. Para isso, terá que vencer em casa o Queens Park Rangers, que ainda luta contra o rebaixamento.

Os ‘Citizens’ estão empatados no topo da tabela com o Manchester United, ambos com 86 pontos, mas o time dirigido por Roberto Mancini leva vantagem no saldo de gols.

Uma diferença de oito gols de saldo é o que faz o título parecer mais palpável para o argentino Sergio Agüero, o espanhol David Silva e companhia.

O time treinado por Mancini não terá desfalques, e só perderá o título caso faça menos pontos que os ‘Diabos Vermelhos’ na última rodada, ou caso vença o seu jogo, mas mesmo assim os comandados de Alex Ferguson descontem de forma improvável a diferença no saldo, aplicando uma goleada histórica em sua visita ao Sunderland.

O United, que desperdiçou nas últimas rodadas a vantagem de oito pontos que o mantinha na liderança, enfrenta uma equipe que ocupa o meio da tabela sem nada a ganhar ou perder no último domingo da competição.

Os ‘Diabos Vermelhos’ terão os desfalques do zagueiro Chris Smalling e do atacante Danny Welbeck para tentar conseguir o milagre de conquistar o título inglês.

Ferguson deposita em Wayne Rooney as esperanças para conquistar o campeonato, já que o atacante, apesar de ter feito uma excepcional temporada, deveria marcar quatro gols na última partida para alcançar na tabela de artilheiros o atacante holandês Robin Van Persie, do Arsenal, que tem 30 gols até o momento.

Outra briga importante na tabela, é a que define as duas outras equipes que estarão presentes na Liga dos Campeões da próxima temporada, além dos dois primeiros colocados – ou apenas uma, desde que o Chelsea vença a final da competição continental no dia 19, contra o Bayern de Munique. Dessa forma, apenas o terceiro colocado estaria na próxima Liga dos Campeões.

Atualmente, o posto é ocupado pelo Arsenal, que soma 67 pontos e vai precisar da vitória em jogo fora de casa contra o West Bromwich, mas está ameaçado na tabela por Tottenham e Newcastle.

O Tottenham, que está em quarto lugar, com um ponto a menos que os ‘Gunners’, recebe o Fulham. Já o Newcastle, quinto colocado, dois pontos atrás do terceiro melhor na tabela, visita o Everton.

Na parte baixa da classificação, com o Blackburn e o Wolverhampton já rebaixados para a segunda divisão, Queens Park Rangers e Bolton disputam para saber quem conseguirá fugir do rebaixamento.

O Queens Park Rangers joga contra o principal candidato ao título, o City, enquanto o Bolton, com 35 pontos, enfrentará o Stoke fora de casa e precisando de um tropeço do QPR para se livrar da queda no Campeonato Inglês.

Programação da 38ª e última rodada:.

Domingo.

Chelsea – Blackburn.

Everton – Newcastle.

Manchester City – Queens Park Rangers.

Norwich – Aston Villa.

Stoke – Bolton.

Sunderland – Manchester United.

Swansea – Liverpool.

Tottenham – Fulham.

West Bromwich – Arsenal.

Wigan – Wolverhampton. EFE