Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lista de convocados para Pan-americano de handebol é divulgada

Os 16 jogadores da Seleção Brasileira masculina de handebol que vão disputar o Campeonato Pan-americano adulto, entre 18 e 24 de junho, foram divulgados na última terça-feira, pelo técnico Jordi Ribera. A lista foi anunciada após o penúltimo treinamento da equipe, em São José dos Pinhais (PR).

Os atletas se apresentam no próximo sábado, em São Paulo, e no dia seguinte viajam para Buenos Aires (ARG), sede da competição. Entre os nomes que vão ajudar a Seleção a lutar pelo tricampeonato e por uma vaga no Mundial da Espanha, estão o goleiro Rick, os armadores Zeba e Japa, o central Diogo Hubner e os pontas Borges e Gil Vicente. Estreantes como o armador Matheus Perrela e os pontas Lucas e Wesley também vão compor o elenco.

‘Estou muito feliz com a convocação. A oportunidade foi dada e, agora, quero fazer o meu melhor para ajudar a equipe a voltar com uma medalha. Chegar à Seleção adulta é o sonho de qualquer jogador e estou realizando o meu. Nesses dias aqui no Paraná reafirmei conceitos como seriedade e responsabilidade, convivendo com os mais velhos. Foi muito bom’, destacou Lucas.

Já Gil Vicente falou um pouco sobre os treinamentos. ‘Acho que as expectativas são as melhores possíveis. Todos estão com muita vontade e o Jordi é um profissional excelente, que já nos fez melhorar em muitos aspectos nesses dias que passamos aqui’, disse. ‘Ele é muito teórico, estrategista e nos faz ver na teoria o que vamos fazer na prática. Isso ajuda bastante. Além disso, trouxe novidades como a maneira de organizarmos a defesa. Sempre trabalhamos defensivamente para os adversários atacarem por fora. Mas o Jordi nos mostrou que precisamos induzi-los a atacar por dentro, e que mesmo sendo o ponto forte deles será o nosso também’, completou o ponta esquerda.

Jordi, que esteve à frente da Seleção Brasileira entre 2005 e 2008, fez comentários sobre o período de treinos de seus comandados. ‘Foram dias bastante positivos. Aproveitamos muita coisa do que foi realizado anteriormente (pelo técnico Javier Garcia Cuesta) e acrescentamos alguns aspectos novos. O que mais trabalhamos foi a defesa, mas também colocamos diversas situações de ataques, principalmente para os atletas que estão chegando agora’, finalizou o espanhol.

O Brasil caiu no Grupo B do Pan-americano, que conta também com Paraguai, México e Uruguai. A estreia da Seleção será na próxima terça, contra os paraguaios. No Grupo A, Argentina, Chile, Groenlândia, Estados Unidos e Venezuela duelam entre si. Os dois países mais bem posicionados em cada um de seus grupos avançam às semifinais. Os três primeiros da competição carimbam o passaporte para o Mundial da Espanha, em 2013.

Confira todos os convocados para o Campeonato Pan-americano:

Goleiros:

Leonardo Vial Tercariol – ADC Metodista/São Bernardo (SP)

Luiz Ricardo do Nascimento-Rick – ADC Metodista/São Bernardo (SP)

Armadores:

Fernando José Pacheco Filho-Zeba (armador-direito) – Esporte Clube Pinheiros (SP)

Gustavo Nakamura Cardoso (armador-esquerdo) – ADC Metodista/São Bernardo (SP)

Matheus Perrela Filho (armador-esquerdo) – Esporte Clube Pinheiros (SP)

Raul Nantes Campos (armador-esquerdo) – Academia Octavio Vigo (Espanha)

Thiagus Petrus (armador-esquerdo) – Naturhouse La Rioja (Espanha)

Centrais:

Diogo Kent Hubner – ADC Metodista/São Bernardo (SP)

Henrique Selicani Teixeira – ADC Metodista/São Bernardo (SP)

Thiago Roberto Torres dos Santos – TCC/Unitau/Unimed/Tarumã/Taubaté (SP)

Pontas:

Felipe Borges (ponta-esquerda) – Reale Ademar León (Espanha)

Gil Vicente (ponta-esquerda) – Unoesc/Orbenk/PMC (SC)

Lucas Bendito Candido (ponta-direita) – TCC/Unitau/Unimed/Tarumã/Taubaté (SP)

Wesley Aparecido de Freitas (ponta-direita) – ADC Metodista/São Bernardo (SP)

Pivôs:

Emerson Santos Silva – Unimed/UEM/Maringá (PR)

Vinícius Santos Teixeira – ADC Metodista/São Bernardo (SP)