Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Leilão de medalha olímpica banca tratamento de criança com câncer

Em menos de uma semana, polonês Piotr Malachowski alcançou valor desejado por sua medalha de prata conquistada na Rio-2016

Por da redação Atualizado em 25 ago 2016, 11h05 - Publicado em 25 ago 2016, 10h45

O atleta polonês Piotr Malachowski, vice-campeão no lançamento de disco da Rio-2016, leiloou sua medalha de prata para financiar o tratamento de um menino com câncer. E alcançou a quantia desejada, mais de 115.000 euros (418.000 reais) nesta quinta-feira, com três dias de antecedência.  Com isso, bancará o tratamento de Olek, de apenas dois anos, que tem um tumor nos olhos.

“Minha medalha de prata hoje vale muito mais do que há uma semana. Infelizmente o esporte se mercantilizou muito nos últimos anos e hoje impera outro espírito, embora ainda haja esportistas solidários, com valores, que querem ajudar os demais e se envolver em ações caridosas”, afirmou o lançador de disco.

Leia também:
Sapatilha de Bolt é arrematada em leilão por quase R$ 60 mil
Oito motivos para se animar com a Paralimpíada do Rio

Olimpíada foi programa visto por 98% dos lares brasileiros

“Uma medalha é só um pedaço de metal, mas a saúde de uma criança vale muito mais”, completou. Malachowski se reunirá com a família de Olek para celebrar o êxito do leilão nesta quinta. No final de mês, a criança viajará com sua família aos Estados Unidos para se submeter a um tratamento especial para combater o câncer nos olhos.

A medalha de prata foi arrematada por Dominika e Sebastian Kulczyki, um casal de empresários poloneses que também deve se encontrar com o vice-campeão olímpico.  “Eles ainda não recolheram a medalha, e espero que façam isso pessoalmente para nos conhecermos”, explicou Malachowski.

A mãe de Olek, Gosia, de quem partiu a ideia de se comunicar com o lançador de disco por meio do Facebook, se disse “muito, muito feliz” com a atitude do atleta.

“Pouco depois da minha participação nos Jogos, Gosia me escreveu, e eu não pensei duas vezes porque tinha que reunir o dinheiro o mais rápido possível, já que nestes casos não se pode esperar, há muito em jogo”, disse o atleta.

“Ganhar uma medalha olímpica é o sonho de todo atleta, e certamente o ouro é o mais desejado. Fiz de tudo para conseguir, mas infelizmente não foi possível desta vez, embora o destino tenha me dado agora a oportunidade de aumentar o valor da minha medalha de prata graças à solidariedade.”

O atleta polonês Piotr Malachowski conquista a medalha de prata no arremesso de disco masculino, no Estádio Olímpico - 13/08/2016
O atleta polonês Piotr Malachowski posa com a medalha de prata que depois leiloaria Quinn Rooney/Getty Images

(com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade