Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lei da Copa pode ser votada em plenário nesta quarta

Por Eduardo Bresciani

Brasília – O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que a Lei Geral da Copa pode ser apreciada pelo plenário da Casa já nesta quarta-feira. O projeto foi aprovado nesta terça pela comissão especial com a permissão da venda de bebidas alcoólicas nos eventos da Fifa.

A mudança no calendário acontece devido à falta de acordo para o Código Florestal, que deve ser apreciado somente na próxima semana. “A gente queria votar a Lei Geral da Copa só na semana que vem, mas como teremos Código Florestal e há outros temas, é melhor ir votando o que vai ficando pronto”, disse Vaccarezza.

A tramitação acelerada acontece depois de uma polêmica entre a Fifa e o governo brasileiro. Na última sexta, o secretário-geral da entidade, Jerôme Valcke, afirmou que o Brasil precisava levar um “chute no traseiro” para acelerar a organização da Copa do Mundo. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, reagiu dizendo que o governo não aceitaria mais Valcke como interlocutor. Após classificar a atitude de Aldo como infantil, o secretário-geral da Fifa se retratou e culpou a tradução pela polêmica.

Para Vaccarezza, a discussão pública não vai interferir no ritmo do trabalho do Congresso. “Nós não vamos misturar o processo legislativo com rusgas de cartolas e dirigentes. A Copa é um fenômeno excepcional, exclusivo e único”. Após a análise do plenário da Câmara, o projeto seguirá para o Senado.