Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jenson Button vence GP da Austrália de Fórmula 1

(atualiza com informações sobre a batida de Felipe Massa e Bruno Senna)

Melbourne (Austrália), 18 mar (EFE).- O inglês Jenson Button (McLren) se tornou o primeiro líder do Mundial 2012 de Fórmula 1 ao ganhar o Grande Prêmio da Austrália, disputado neste domingo no circuito de Albert Park de Melbourne.

Os brasileiros Felipe Massa (Ferrari) e Bruno Senna (Williams) acabaram se esbarrando a dez voltas do fim, se enroscaram na pista e abandonaram a corrida, deixando a torcida do país frustrada com o início de temporada ruim da dupla.

Massa deixou a prova no mesmo momento, enquanto Bruno Senna seguiu para os boxes para fazer reparos no carro e abandonou voltas depois.

Button ganhou a primeira das 20 corridas do campeonato após cumprir as 58 voltas na pista australiana, de 5.303 metros, em um tempo de uma hora, 34 minutos, nove segundos e 565 milésimos, rodando a um média de 195,991 quilômetros por hora.

Button chegou na frente do alemão Sebastian Vettel (Red Bull) e de seu companheiro em McLaren e compatriota Lewis Hamilton, em uma corrida na qual o australiano Mark Webber (Red Bull) ficous em quarto.

O espanhol Fernando Alonso (Ferrari), que tinha saído em 12º fez uma brilhante corrida na qual tirou sete postos para acabar em quinto, na frente do japonês Kamui Kobayashi (Sauber) e do finlandês Kimi Raikkonen (Lotus), que foram sexto e sétimo, respectivamente.

O mexicano Sergio Pérez (Sauber) terminou em oitavo, na frente do australiano Daniele Ricciardo (Toro Rosso) e do escocês Paul di Resta (Force India), que também pontuaram ao acabar em nono e décimo, respectivamente.

O venezuelano Pastor Maldonado (Williams) sofreu um acidente na última volta, quando estava em sexta posição.

A segunda corrida do Mundial, o Grande Prêmio da Malásia, será disputado no próximo domingo no circuito de Sepang. EFE