Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Independência terá a presença de stewards a partir de Galo x Goiás

Quem comparecer na noite desta quinta-feira ao Independência, em Belo Horizonte, irá descobrir que não foi só a estrutura física da arena que se modernizou após a ampla reforma pela qual o estádio passou.

A partida entre Atlético-MG e Goiás terá a estreia em uma partida oficial de uma categoria de profissionais que estarão presentes em todos os jogos no estádio. Serão os stewards, que têm entre suas funções auxiliar o público a achar seu próprio assento, evitar grandes aglomerações de torcedores e acionar a Polícia Militar quando a segurança daqueles que estiverem presentes à arena estiver em risco.

Mas o que para muita gente pode ser considerado algo supérfluo, nada mais é do que um direito assegurado pelo Estatuto do Torcedor. ‘O artigo 22 dá essa garantia ao torcedor, que não está habituado a se sentar num lugar marcado no estádio’, explica o coronel Miguel Libânio, gerente de operações do Independência.

O coronel, no entanto, não tem ilusões em relação às possíveis resistências que os stewards possam encontrar nos primeiros contatos com o público. ‘Esse processo educativo será gradual. É preciso que todas as partes envolvidas, desde torcidas a clubes, entendam o quão importante é esse direito’, afirma.A presença dos stewards não é exatamente uma novidade no Brasil. Além do Engenhão e do Independência, tais profissionais deverão estar presentes no estádio do Corinthians, assim que ele for inaugurado. Ao todo, a arena de BH deverá ter 250 desses profissionais. Na reinauguração do Independência, na vitória amistosa do América-MG sobre o Argentino Juniors por 2 a 1, no último dia 25, os mais novos contratados do estádio já estavam presentes.

O jogo entre Atlético-MG e Goiás é o segundo das oitavas de final da Copa do Brasil, começando às 21h50 (horário de Brasília). Na primeira partida, o Esmeraldino venceu por 2 a 0.