Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fluminense já estuda dispensa e avalia possíveis reforços

A diretoria do Fluminense já começou a trabalhar no sentido de montar o elenco para a próxima temporada. Na semana passada, logo que a vaga na próxima Copa Libertadores foi assegurada, o técnico Abel Braga se reuniu com os dirigentes para entregar um planejamento que previa a formação do plantel e detalhes da pré-temporada. Uma lista com atletas que interessam para 2012 e outra com aqueles que estão fora dos planos e deverão ser liberados ou negociados já foram entregues à diretoria.

A partir deste momento o vice-presidente de futebol do clube, Sandro Lima, o diretor de futebol Marcelo Teixeira e até o presidente Peter Siemsen já começaram a pensar em nomes e buscar soluções para as carências do elenco. Porém, nada deverá ser anunciado ainda esta semana, pois parte dos investimentos vai depender da saída de jogadores que interessam a clubes europeus e podem acabar gerando um caixa maior na hora do Tricolor ir às compras.

Só essa semana chegaram ao Fluminense, por exemplo, duas propostas concretas de um clube da Ucrânia e outro da Rússia, interessados em contratar o atacante Wellington Nem, que se destacou pelo Figueirense no último Campeonato Brasileiro, mas que tem seus direitos federativos ligados ao Tricolor. Abel Braga gostaria de contar com o atleta na disputa da Copa Libertadores, mas se os valores forem considerados bons para o clube, o treinador não vai criar maiores problemas.

Outro jogador que pode ser negociado é o lateral direito Mariano. No clube desde 2009, ele foi apontado como um dos melhores laterais do Campeonato Brasileiro e suas atuações têm despertado o interesse dos europeus há alguns meses. Na semana passada um representante do Bordeaux, da França, esteve no Brasil e abriu negociações com o Fluminense. A ideia dos franceses é apresentar uma proposta oficial até o próximo dia 15 e levar o jogador logo em janeiro, quando reabre a janela de transferências internacionais.

Abel Braga disse aos dirigentes que não vai se opor à saída de Mariano, mas que espera uma peça de reposição à altura. O nome que interessa, caso seja anunciaada a negociação do titular, é o de Bruno, que tem se destacado pelo Figueirense.

O atacante Rafael Moura é mais um que pode deixar as Laranjeiras. O jogador tem propostas de equipes da Inglaterra e, segundo a imprensa da Itália, está nos planos do Milan para substituir Cassano, atacante afastado do elenco dos rossoneros por conta de problemas de saúde. He-Man vê a saída com bons olhos, uma vez que não deseja emplacar 2012 da mesma maneira que viveu a maior parte deste ano, ou seja, como reserva imediato de Fred, que permanecerá para a disputa da Copa Libertadores.

Além de reforços, o clube começa a dispensar alguns atletas que estão fora dos planos para a próxima temporada. O primeiro a deixar as Laranjeiras será o zagueiro André Luis, com contrato até 2013, mas que não entra em campo há meses pelo Tricolor. No meio do ano, ele quase foi negociado com o futebol chinês, mas a transação fracassou e o atleta perdeu espaço, passando a treinar, inclusive, em separado do elenco. André Luis já foi informado que não faz parte dos planos e que deverá ter o contrato rescindido. Resta saber a maneira como o processo vai se desenrolar, uma vez que o Tricolor não pretende pagar pela rescisão.

O lateral esquerdo Jeferson é outro que deverá ser liberado nos próximos dias, assim como o atacante Araújo e o volante Rodrigo.

Outros atletas seguem nos planos, mas não para 2012 e por isso serão emprestados para outras equipes, a fim de ganharem experiência. Nesse caso se encaixa o atacante Ciro, que chegou a ser usado em algumas partidas, mas perdeu espaço na reta final do Campeonato Brasileiro.