Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

FIVB define tabela da Copa do Mundo de Vôlei

Por AE

São Paulo – A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) divulgou nesta quarta-feira a tabela completa da Copa do Mundo, que acontecerá em novembro, no Japão, e dará três vagas na Olimpíada de Londres, tanto no masculino quanto no feminino. Entre as mulheres, a disputa será entre os dias 4 e 18. E para os homens, a competição irá de 20 de novembro a 4 de dezembro.

O Brasil garantiu sua presença na Copa do Mundo ao conquistar o título do Sul-Americano, tanto no masculino quanto no feminino. Outros campeões continentais se classificaram, assim como o anfitrião Japão e as melhores seleções do ranking. Mas a FIVB também distribuiu convites para Argentina e Itália, entre as mulheres, e para Polônia e Rússia, entre os homens.

Na Copa do Mundo, a fórmula de disputa é a mesma tanto na disputa masculina quanto na feminina. As 12 seleções participantes jogam todas contra todas e, após as 11 rodadas, será campeã aquela que somar mais pontos – não há realização de uma final. Mais importante do que o título, porém, é a vaga olímpica, que será destinada apenas aos três primeiros colocados.

No feminino, a seleção brasileira jogará, pela ordem, contra Estados Unidos, Quênia, Alemanha, Coreia do Sul, Sérvia, China, Itália, Japão, Argentina, Argélia e República Dominicana. E no masculino, os adversários do Brasil na Copa do Mundo serão, pela ordem, Egito, Estados Unidos, Itália, Rússia, China, Argentina, Cuba, Sérvia, Irã, Polônia e Japão.