Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Em quatro meses, valor de mercado de Ronaldinho cai 36%

Eliminação na Libertadores e noitadas no Rio fizeram o craque se desvalorizar

“Após valer 70 milhões de euros em 2007, Ronaldinho está sofrendo uma mudança de imagem, passando de astro com talento raro para um festeiro pouco comprometido”, avalia o estudo

O valor de mercado de Ronaldinho Gaúcho caiu 36% em apenas quatro meses, de 7 milhões de euros em dezembro a 4,5 milhões neste mês, depois da eliminação do Flamengo da Copa Libertadores. Os números foram divulgados nesta quinta-feira pela Pluri, empresa de consultoria especializada em informações do mercado futebolístico. “Aos 32 anos, o jogador não consegue mostrar no Flamengo o futebol que se esperava dele”, diz o estudo da consultoria citando o “pouco brilho” de Ronaldinho em sua volta ao Brasil. De acordo com a Pluri, a atual má fase de Ronaldinho Gaúcho “provoca dúvidas a respeito de seu futuro, em função de seu elevado custo e da eliminação do Flamengo da Libertadores”.

A empresa de consultoria tinha calculado o valor de mercado do atacante em dezembro do ano passado, quando fez um estudo sobre o “preço” dos clubes que disputaram a fase de grupos do torneio continental. O novo cálculo foi feito após a eliminação do Fla. A empresa de consultoria esclareceu que o valor do elenco não foi calculado exclusivamente a partir do valor das contratações ou das multas de rescisão dos contratos, mas sim por 15 critérios objetivos e subjetivos que levam em conta desde a idade do jogador até a capacidade de retorno em mercado que pode oferecer ao clube. “Outro fator que pesa na redução de seu valor de mercado é a dificuldade para gerar receita de publicidade”, diz a nota.

Segundo a Pluri, outro fator influenciou na desvalorização de Ronaldinho foram seus “frequentes problemas fora de campo”. O jogador teve problemas com dirigentes e com o técnico Vanderlei Luxemburgo, que deixou o Flamengo no começo do ano. Também faltou a vários treinos – e apareceu com grande frequência em festas e boates do Rio. “Após valer 70 milhões de euros em 2007, quando jogava pelo Barcelona, Ronaldinho Gaúcho está sofrendo uma mudança de imagem, passando de astro com talento raro para um festeiro pouco comprometido com o clube em que atua”, avalia o estudo. A Pluri considera pequenas as chances de Ronaldinho despertar o interesse de equipes do exterior.

(Com agência EFE)