Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

De Rooy vence Dakar nos caminhões 25 anos após conquista de seu pai

Por Da Redação 15 jan 2012, 17h02

Após 25 anos da conquista de Jan de Rooy, o filho do piloto holandês repete o feito do pai e comemora o título do Rally Dakar 2012. Gerard de Rooy completou em sexto a última etapa, de Pisco a Lima, no Peru, e fechou a competição com o tempo de 45h20min47s.

De Rooy não era um dos favoritos antes da largada em Mar del Plata, na Argentina, mas o holandês se impôs durante a competição e logo obteve amplo domínio, conquistado, sobretudo, por sua regularidade durante os 15 dias de prova.

O vencedor da etapa foi o italiano Miki Biasion, que completou o trecho de apenas 29 quilômetros em 27min22s. O Iveco do italiano ficou em sexto no quadro geral da classificação.

A Holanda também esteve representada com o vice-campeão nos caminhões. Hans Stacey chegou 51min19s depois de seu compatriota e garantiu mais um ótimo resultado para seu país. O cazaque Artur Ardavichus completou o pódio.

Os brasileiros também fizeram bonito na maior competição off-road do mundo e asseguraram a melhor posição do país na classificação geral, com o oitava colocação do caminhão da Equipe Petrobras Lubrax, do trio André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec.

Continua após a publicidade

‘Em resumo foi um rali bem difícil, então terminá-lo bem posicionado nos dá grande satisfação’, afirmou o navegador Maykel Justo. ‘Posso dizer após tantos dias de competição que aprendemos bastante e ganhamos ainda mais experiência. Tivemos alguns contratempos nesta edição, principalmente na décima etapa, mas conseguimos nos superar e continuar na prova. Também acabamos conhecendo e ajustando o carro no decorrer do rali, então foi uma edição bem desafiadora pra gente’, completou André Azevedo.

Confira o resultado nos caminhões do Rally Dakar:

1De Rooy/Rodewald/Colsoul (Iveco): 45h20min47s

2Stacey/Van Goor/Der Kineren (Iveco): 46h12min06s

3Ardavichus/Kuzmich/Turlubaev (Kamaz): 47h08min32s

Continua após a publicidade
Publicidade