Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Com time titular, United vence o Ajax e fica em boa situação na Liga Europa

Redação Central, 16 fev (EFE).- Eliminados da Liga dos Campeões na fase de grupos, Manchester United e Ajax começaram a decidir nesta quinta-feira uma vaga nas oitavas de final da Liga Europa, e o atual campeão inglês saiu na frente, com uma vitória por 2 a 0 na Amsterdam Arena.

Com o resultado, o United poderá até perder por um gol de diferença na volta, marcada para a próxima quinta-feira, no estádio Old Trafford, que mesmo assim avançará no torneio. Já o Ajax terá que vencer por uma vantagem de dois gols, desde que balance a rede, ou por uma placar ainda mais elástico.

O time que se classificar desse confronto enfrentará nas oitavas o Athletic Bilbao ou o Lokomotiv Moscou. Na partida de ida, nesta quinta, os russos venceram de virada como mandantes: 2 a 1.

Num duelo que colocou em campo sete títulos da Liga dos Campeões, quatro dos holandeses e três dos ingleses, o United mostrou respeito ao adversário e escalou força máxima, incluindo o atacante Wayne Rooney. Entre os titulares, também esteve o lateral-esquerdo brasileiro Fábio.

O jogo, no entanto, foi pouco empolgante, principalmente no primeiro tempo. Os ‘Diabos Vermelhos’ pouco criavam e ainda erravam quando uma chance surgia. Foi o que aconteceu aos 28 minutos, quando Nani recebeu na direita e poderia ter rolado para o meio, mas optou pelo chute e isolou a bola.

As duas melhores jogadas da etapa inicial foram do Ajax, ambas em chutes de longe. Aos 32 minutos, De Jong arriscou e De Gea voou no canto esquerdo para desviar em escanteio; aos 37, Eriksen encheu o pé e o jovem goleiro do United defendeu firme.

No intervalo, se ouviu no sistema de som do estádio o hit ‘Ai, Se Eu Te Pego’, do cantor Michel Teló. A música pode ter animado Nani, que logo no primeiro minuto do segundo tempo recebeu de ‘Chicharito’ Hernández na direita e bateu cruzado, obrigando o goleiro Vermeer a fazer boa intervenção.

Quatro minutos depois, foi a vez de ‘Chicharito’ tentar a finalização. O mexicano fez o giro em cima da marcação, mas Vermeer fechou bem o ângulo e ficou com a bola.

De tanto insistir, o United abriu o placar aos 13 minutos. Nani cruzou rasteiro da direita, a zaga desviou e, na sobra, Young dominou, limpou a marcação e chutou rasteiro. Logo em seguida, aos 18, Nani soltou uma bomba de fora e quase fez o segundo.

Depois dessa ‘blitz’ dos ‘Diabos Vermelhos’, o jogo caiu de ritmo, já que os ingleses se acomodaram, enquanto os donos da casa não mostraram poder de reação.

Em ritmo de treino, a equipe inglesa conseguiu aumentar a diferença. Aos 39 minutos, Valencia fez o desarme e pegou a defesa holandesa no contrapé. A bola chegou até ‘Chicharito’, que tabelou com Rooney e tocou rasteiro para fazer o segundo.

Em outro jogo que começou às 16h (de Brasília), o AZ Alkmaar recebeu o Anderlecht e venceu por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado por Maher, aos 35 minutos da etapa final.

Se confirmar a classificação, o atual vice-líder do Campeonato Holandês enfrentará na próxima fase a Udinese ou o PAOK Salônica. EFE

dr/rd