Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Com recorde de público e receita, Bundesliga é exemplo de organização

A Bundesliga anunciou, nesta quarta-feira, os balanços financeiros da temporada 2010/2011. Segundo a organização, foram quase 2 bilhões de euros de receita, e uma média de público de 42 mil torcedores por jogo.Os resultados não deixam dúvida de que o Campeonato Alemão deve servir de exemplo de organização e controle financeiro para o mundo.

Em termos de receitas, a Bundesliga já é a segunda maior do mundo, atrás apenas da Premier League da Inglaterra, que tem muitas estrelas em seus gramados. A regulamentação nos clubes alemães, entretanto, é maior, fato que impede a entrada de investidores aventureiros e diminui a chance de o futebol do país servir como lavagem de dinheiro para grandes empresários e criminosos internacionais.

Em um momento em que Uefa revela um crescimento nas perdas dos clubes europeus, na Alemanha, pelo sétimo ano consecutivo, a soma das receitas das 18 equipes da primeira divisão estabeleceu um novo recorde, de 1,94 bilhão, com um crescimento médio de 24 por cento nos últimos quatro anos.

No restante do continente, está em andamento a implementação de um ‘fair-play financeiro’, na tentativa de obrigar os clubes a gastar de acordo com o que arrecadam, e seu sucesso será preponderante para a viabilidade das grandes ligas pelo mundo.