Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Com 4 gols de Messi, Barça goleia e recupera ânimo na luta pelo tetra

Por Da Redação 19 fev 2012, 20h34

Madri, 19 fev (EFE).- Se alguém achava que o Barcelona já tinha jogado a toalha na busca pelo quarto título consecutivo do Campeonato Espanhol, provavelmente mudou de ideia neste domingo ao ver a equipe do técnico Josep Guardiola golear o Valencia por 5 a 1 no Camp Nou.

A diferença para o Real Madrid, que no sábado derrotou o Racing Santander por 4 a 0, ainda é de dez pontos (61 a 51), mas a contundente vitória mostrou que o time catalão ainda está vivo no torneio, que ainda tem 15 rodadas a serem disputadas.

Com a ilustre presença do piloto alemão Sebastian Vettel no estádio, o Barça sofreu um apagão no começo do jogo, e depois de falha do lateral Montoya, que substituiu o suspenso Daniel Alves, de Piqué e de Valdés, Piatti fez 1 a 0 para o Valencia, dando a falsa impressão de que os donos da casa sofreriam para conseguir os três pontos.

Ainda no primeiro tempo, aos 22 e aos 27 minutos, Messi balançou a rede duas vezes e virou o placar, que não ainda mais elástico antes do intervalo porque Diego Alves voltou a operar milagres na meta da equipe dirigida por Unai Emery.

Mas na etapa final não houve goleiro ‘milagreiro’ que corrigisse os erros da defesa da equipe visitante. O Bola de Ouro da Fifa deixou sua marca mais duas vezes, aos 31 e aos 40 minutos. Coube a Xavi, já nos acréscimos, fechar a conta.

Continua após a publicidade

Apesar do duro revés, o Valencia, que também contou com o atacante Jonas entre os titulares, se mantém tranquilo em terceiro lugar no Espanhol, com 40 pontos, sete a mais que o quarto colocado.

A briga pela quarta colocação, que dá vaga na Liga dos Campeões, está cada vez mais acirrada. O Levante, que era o dono da posição, perdeu por 5 a 3 em casa para o Rayo Vallecano e para sétimo, com 32 pontos. Nesse jogo, o atacante brasileiro Diego Costa foi o destaque da equipe de Madri, com dois gols.

Apenas dois pontos separam o novo quarto colocado, o Espanyol, que no sábado empatou com o Getafe em 1 a 1, do décimo, o Osasuna. Nesse bolo, estão também o Athletic Bilbao, que bateu o Málaga em casa por 3 a 0 e está em quinto lugar, e o Atlético de Madri, sexto após o empate em 1 a 1 na visita ao Sporting Gijón.

Sem poder contar com Nilmar, novamente machucado, o Villarreal foi goleado por 4 a 0 pelo Mallorca e voltou a se colocar à beira da zona de rebaixamento. O ‘Submarino Amarelo’ é o 17º colocado, com 26 pontos, contra 23 do Racing.

A 24ª rodada será encerrada nesta segunda-feira, quando lanterna Zaragoza, que está a 11 pontos do Villarreal, receberá o Betis, que ocupa a 16ª posição, também com 26. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade