Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CBV confirma Rio de Janeiro como sede da 2 etapa do Grand Prix 2012

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) confirmou que o Rio de Janeiro será a sede da segunda etapa do Grand Prix 2012. Entre os dias 15 e 17 de junho, a cidade carioca abrigará, no ginásio Maracanãzinho, o Grupo E da competição (Brasil, Estados Unidos, Itália e Alemanha).

A competição terá o mesmo formato de 2011. Ao todo, 16 times irão brigar pelo título da 20edição do evento. No primeiro fim de semana, entre os dias oito e 10 de junho, na Polônia, as brasileiras estarão no grupo D, ao lado das donas da casa, das sérvias e das italianas.

Em seguida, entre os dias 15 e 17 de junho, as atuais campeãs olímpicas jogarão no Brasil, no ginásio do Maracanãzinho, contra as alemãs, as italianas e as americanas. Na terceira semana, de 22 a 24 de junho, o Brasil jogará, em Luohe, na China contra as donas da casa, Cuba e Porto Rico.

A fase final do Grand Prix será disputada em Ningbo, na China, na semana seguinte. As cinco seleções mais bem ranqueadas nas três primeiras semanas vão se juntar a China, para fase final. As equipes finalistas serão divididas em dois grupos de três. As duas melhores classificadas dentro de cada grupo vão disputar as semifinais.

O Brasil é o maior vencedor na história da competição com oito conquistas (94/96/98/04/05/06/08/09). Na última edição do Grand Prix, nenhuma cidade brasileira foi sede e o título ficou com os Estados Unidos, que venceram a Seleção por 3 a 0.