Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Beisebol: Chicago Cubs é campeão e encerra maldição de 108 anos

Maior seca do esporte americano incluía "maldição do bode" e uma profecia de Hollywood. Título veio com virada histórica sobre o Cleveland Indians

O esporte americano viveu uma noite histórica nesta quarta-feira. A equipe de beisebol do Chicago Cubs conseguiu uma virada espetacular na série sobre o Cleveland Indians e colocou fim a uma maldição de 108 anos sem conquistar o título da Major League Baseball (MLB). O tão aguardado título da World Series da MLB veio com uma vitória fora de casa por 8 a 7, fechando a série por 4 a 3 – O Cleveland Indians havia aberto vantagem de 3 a 1, mas o Chicago Cubs conseguiu vencer as três últimas partidas.

O time se tornou o quinto na história da MLB a conseguir reverter uma série decisiva da World Series na qual perdia por 3 a 1. Os outros foram New York Yankees (1958), Detroit Tigers (1968), Pittsburgh Pirates (1979) e Kansas City Royals (1985). Um dos principais responsáveis pelo terceiro título do time na história (venceu também em 1907 e 1908) foi Ben Zobrist, eleito MVP (Jogador Mais Valioso, na sigla em inglês) das finais.

Papo de Esporte: a história do primeiro brasileiro campeão da MLB, em 2015

A torcida dos Cubs, considerada uma das mais fanáticas do país, tomou as ruas de Chicago para celebrar seu primeiro título desde 1908, em frente ao estádio Wrigley Field. O maior jejum da história dos esportes americanos era motivo de chacota na cidade, incluía uma famosa “maldição do bode” e fez sucesso nas telas de cinema.

Torcedores do Chicago Cubs comemoram título da MLB - 02/11/2016 Torcedores do Chicago Cubs comemoram título da MLB em frente a seu estádio

Torcedores do Chicago Cubs comemoram título da MLB em frente a seu estádio (Patrick Gorski/USA Today Sports/Reuters)

Maldição – O longo jejum de títulos do Cubs gerou algumas lendas em torno do fato, a principal delas diz respeito à “maldição do bode”. Em 1945, Billy Sianis, um imigrante grego que era um torcedor da equipe, tentou entrar no Wrigley Field com o seu bode de estimação. Mas, como o cheiro do animal estava incomodando outros torcedores, foi expulso do estádio.

Revoltado com a atitude de outros torcedores da equipe, Sianis chegou a rogar uma espécie de “praga” ao dizer que o time de Chicago jamais voltaria a ganhar um título. E desde aquele episódio foram longos 71 anos de espera de seus torcedores para a conquista acontecer.

Sianis morreu em 1970, mas o restaurante do qual era dono, o Billy Goat Tavern, segue sendo um sucesso em Chicago. O local celebrou a conquista do título, relembrando a história de seu fundador. “Maldições a parte, isso será fantástico. Esperamos que Billy “Goat” Sianis e o velho bode Murphy estejam assistindo lá de cima. Vai, Cubs”, postou o estabelecimento, pouco antes do título.

A seca também foi parar nas telas de cinema e uma das profecias esportivas mais famosas feita por filmes de Hollywood quase se concretizou no ano passado. Em 1989, o filme “De Volta Para o Futuro 2” cravou que o Chicago Cubs finalmente seria campeão da World Series de 2015. Marty McFly e Dr. Brown erraram a previsão por apenas um ano.

Até mesmo o presidente Barack Obama, torcedor do rival Chicago White Sox, comentou a conquista nas redes sociais e convidou a equipe para uma visita à Casa Branca. “Aconteceu: os Cubs ganharam a World Series (..) Querem vir à Casa Branca antes que eu saia?”, escreveu Obama no Twitter.

Jogadores do time de beisebol Chicago Cubs comemoram após derrotar Cleveland Indians e conquistar o título da MLB - 02/11/2016 Jogadores do time de beisebol Chicago Cubs comemoram após derrotar Cleveland Indians

Jogadores do time de beisebol Chicago Cubs comemoram após derrotar Cleveland Indians (David J. Phillip/Pool-USA Today Sports/Reuters)