Clique e assine com 88% de desconto

Adeus, Bola de Ouro: Fifa revela novo troféu de melhor do mundo

Prêmio que será entregue a Cristiano Ronaldo, Messi ou Griezmann é bem diferente do antecessor e remete aos primórdios do futebol

Por da redação - Atualizado em 6 jan 2017, 16h10 - Publicado em 6 jan 2017, 13h17

A Fifa revelou nesta sexta-feira o troféu que será entregue ao melhor jogador do mundo de 2016. A premiação, marcada para o próximo dia 9, em Zurique, na Suíça, não terá mais a tradicional bola na cor dourada, que era dada ao vencedor nos anos em que o prêmio era unificado com a Bola de Ouro, da revista France Football. O fim da parceria fez a entidade criar sua própria taça, dessa vez em tom prateado, que será entregue a Cristiano Ronaldo, Lionel Messi ou Antoine Griezmann. 

As mudanças em relação ao desenho anterior vão do tamanho do troféu, que dessa vez será mais comprido, ao formato. Uma grande base inferior faz o troféu se assemelhar até mesmo com a taça da Copa do Mundo. A bola no topo é semelhante àquela usada a na final da primeira Copa, em 1930, (com gomos semelhantes a uma bola de vôlei) e foi mantida em favor da tradição.

“A bola no topo do troféu representa a história do futebol e a história da Fifa também. Acredito que esta é uma bela narrativa, mostra respeito pelas tradições do futebol”, comentou o ex-jogador croata Zvonimir Boban, atual secretário-geral de futebol da Fifa.

Em sua região frontal, está gravado no troféu a mensagem ‘The Best’ (O Melhor), em alusão ao novo nome do prêmio, que deixa de ser “Bola de Ouro da Fifa” para ser chamado em 2016 de “Prêmio Fifa The Best”. “A inspiração atrás do design deste troféu é a de honrar os melhores jogadores do mundo pela Fifa”, explicou a designer da taça, Ana Barbic Katicic.

Publicidade

Cristiano Ronaldo, que já venceu a Bola de Ouro em 2013 e 2014 e o prêmio de melhor do mundo em 2008, é o favorito a conquistar o título pela quarta vez. Messi, cinco vezes vencedor, corre por fora, assim como o francês Griezzman, estreante no prêmio. Em seu site, a Fifa disponibilizou um vídeo detalhando a produção do novo troféu. (Clique e assista)

(com Gazeta Press)

Publicidade