Clique e assine a partir de 9,90/mês

Quarentena inspira novas canções, de Anavitória a Bono; ouça

Artistas de gêneros variados cantam suas angústias e ansiedades sobre o isolamento — mas sem perder a esperança em dias melhores

Por Felipe Branco Cruz - Atualizado em 27 Apr 2020, 18h18 - Publicado em 27 Apr 2020, 17h20

O período de distanciamento social inspirou novas canções com temas que falam sobre superação, amor, calma e até sexo. No Brasil, artistas como Baco Exu do Blues, Hungria, MV Bill, Anavitória e Roberta Miranda já lançaram suas composições sobre o período. No exterior, OneRepublic, Rolling Stones e até Bono, do U2, cantaram sobre a quarentena causada pelo coronavírus. Confira a seguir músicas inspiradas pelo período:

Anavitória – Me Conta da Tua Janela

O duo Anavitória, com seu jeitinho meigo, relembra aos fãs que a alternativa ao isolamento é a janela. Na letra, elas cantam que as paredes parecem fronteiras, mas tentam não perder as esperanças de que as coisas vão melhorar. “Me conta da tua janela e me diz que o mundo não vai acabar”, pedem.


Bono – Let Your Love Be Known

O vocalista do U2 registrou de maneira despretensiosa no Instagram o momento em que tinha acabado de compor uma música em apoio ao povo da Itália. “Para os médicos, enfermeiros, profissionais na linha de frente, é para vocês que estamos cantando”, disse.

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

for ANYONE who this St. Patrick’s day is in a tight spot and still singing. For the doctors, nurses, carers on the front line, it's you we’re singing to. Bono

A post shared by U2 Official (@u2) on

Continua após a publicidade


Vicka – Pausa

Estreante no mercado musical, a cantora Vicka assinou contrato com o produtor Rick Bonadio e lançou a faixa Pausa, com rimas e melodia fáceis, inspirada no atual momento. Na letra, ela pede calma. “No fim tudo volta ao seu lugar / Talvez seja hora pra pensar”, canta. 


The Rolling Stones – Living In a Ghost Town

“Eu sou um fantasma vivendo em uma cidade fantasma”, canta Mick Jagger em Living In a Ghost Town, a primeira música inédita dos Rolling Stones em oito anos. A música, composta em 2019, teve uma pequena modificação na letra para se adaptar aos dias atuais.


André Rangel – Esses Dias

Outro estreante, o cantor e compositor potiguar André Rangell, que tem problema respiratório e não sai de casa há um mês, lançou Esses Dias, faixa em que ele próprio gravou todos os instrumentos dentro do apartamento onde vive.


MV Bill – Quarentena

O rapper MV Bill, nascido na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, canta sobre as consequências do coronavírus nas comunidades e, com seu rap, entrega mensagens de conscientização sobre a pandemia.


Roberta Miranda – Te Abraço Com Música

A cantora sertaneja Roberta Miranda não deixou que a quarentena atrapalhasse um dos gestos de carinho mais apreciados pelos brasileiros, o abraço. A artista quer abraçar as pessoas – só que com a música. A faixa, no entanto, não é sertaneja e tem batida dançante e ritmos nordestinos.

Continua após a publicidade


Hungria e Larissa Nogueira – E Agora?

O rapper Hungria e a cantora Larissa Nogueira lançaram a música motivacional E Agora? com uma mensagem singela sobre a crise causada pela Covid-19, refletindo que nada é tão sagrado quanto o lar.


Cufa – O Mundo Parou

A Central Única das Favelas, em uma campanha contra o coronavírus, reuniu os bambas do samba como Dudu Nobre, Péricles, Alcione, Xande de Pilares, Ferrugem, Sandra de Sá e muitos outros para entoar um alerta sobre as necessidades de comunidades carentes.


Cristóvam – Andrà Tutto Benne

O cantor e compositor português Cristóvam lançou Andrà Tutto Benne, onde canta em inglês, português e italiano que vai ficar tudo bem. “Esses tempos são estranhos e, como muitos de vocês, eu também estou lidando com as minhas próprias ansiedades”, escreve na legenda do vídeo.


OneRepublic – Better Days

O grupo OneRepublic pede por dias melhores em sua nova música, composta durante o período de isolamento. A banda disse que a canção fala sobre experiências e eventos reais que aconteceram com eles durante a quarentena.


Samuel Deolli – Lição

Samuel Deolli, compositor de vários hits sertanejos, foi pego de surpresa pelo coronavírus, que impediu o retorno de sua mãe da Bélgica para o Brasil. À distância, escreveu Lição em que canta sobre o valor de um abraço e pede para as pessoas tomem cuidado.

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

Nesse momento, Tem um monte de gente sendo obrigada a ficar separada das pessoas que ama… E uma ligação de video nunca vai substituir um abraço. Escrevi essa musica pra vcs. Mande pra alguem que você acha que precisa ouvir essa mensagem! Eu mandei pra minha mãe, que era pra estar aqui em Goiânia comigo, mas está na Belgica sem poder sair de casa a quase 2 meses. #Lição #tomacuidado

A post shared by Samuel Deolli (@samueldeolli) on


Déa Diell – Pessoas Incríveis

A cantora e compositora Déa Diell gravou em casa o clipe da música Pessoas Incríveis com imagens dos trabalhadores essenciais. Estão lá agricultores, faxineiros, enfermeiros, motoboys, funcionários de supermercado, entre outros. A música, no entanto, já tinha sido escrito antes da quarentena.

 

Publicidade