Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O Carnaval do Rio na palma da mão

Aplicativos e sites com localização e horários de blocos, desfiles da Sapucaí e informações turísticas ajudam cariocas e visitantes a se localizar na cidade

Aplicativo oficial da prefeitura do Rio possibilita a criação de uma agenda com os blocos que o usuário não quer perder

Até o mais experiente folião pode se perder nos horários e locais das centenas de blocos do carnaval de rua do Rio de Janeiro. No período em que a cidade é comandada por Momo, leva a melhor quem tem e sabe usar celulares, tablets e a internet para se localizar e encontrar os amigos. E, claro, para não encontrar de surpresa com uma agremiação a meio caminho de um compromisso. O bloco dos aplicativos ganhou, nesta quarta-feira, uma versão oficial, lançada pela prefeitura do Rio, com a íntegra do conteúdo do Guia Oficial da Riotur.

Guia oficial do Rio: informações sobre blocos e atrações turísticas da cidade Guia oficial do Rio: informações sobre blocos e atrações turísticas da cidade

Guia oficial do Rio: informações sobre blocos e atrações turísticas da cidade (/)

O Rio Guia Oficial é gratuito e estará disponível a partir da quinta-feira nas lojas de aplicativos da Apple e do sistema Android. O serviço, com versões em português, inglês e espanhol, traz a programação cultural da cidade. Constarão guias de museus, teatros, bares e casas de espetáculos. Dicas de telefones úteis e de meios de transporte, com o itinerário das linhas de ônibus e do metrô, também fazem parte do pacote.

Em época de carnaval, no entanto, a principal função do aplicativo será a de informar sobre os roteiros dos blocos e os desfiles da Marques de Sapucaí. A ferramenta possibilita a criação de uma agenda com os blocos que o usuário não quer perder. O folião com seu iPhone em mãos será alertado sobre a saída dos desfiles com uma hora de antecedência. “O mundo está mudando e as pessoas precisam de agilidade. A informação turística não pode mais ficar presa num site, que as pessoas só acessam de trás de uma mesa. Hoje em dia a informação precisa estar na palma da mão de quem a busca, e o turismo no Rio ganha muito com esse facilitador”, disse o prefeito Eduardo Paes durante o lançamento do aplicativo.

Desde 2011 os usuários de iPhone podem baixar o aplicativo Blocos do Rio, do site de mesmo nome. Constam data, horário e local de cada desfile na cidade. A ideia é parecida com o que o Rio Guia Oficial faz este ano: localizar o desfile no mapa da cidade, adicioná-lo aos favoritos e criar um circuito para o usuário percorrer os blocos sem perder tempo. Quem baixar o aplicativo poderá ranquear os melhores blocos para que os outros usuários tenham acesso à opinião e possam definir em quais irão. O serviço também acompanhará a trajetória de alguns blocos no dia em que desfilarão.

Quem prefere deixar o celular em casa e conferir na tela do computador as informações sobre o carnaval também é possível. Os sites de VEJA e de VEJA Rio acompanham os preparativos dos desfiles das escolas de samba do estado. O endereço eletrônico do Rio Guia Oficial noticia locais onde ocorrem bailes de carnaval na cidade, detalha a programação da Sapucaí e dá informações sobre os blocos. Nessa parte dedicada ao carnaval de rua, o internauta pode direcionar a sua busca pelo local onde cada um desfilará. Outra opção é acessar o site Blocos do Rio, que mapeia os pontos de concentração dos blocos.

Enquanto estiver pulando o carnaval, os foliões de blocos e da Marquês de Sapucaí também podem se orientar pelo Twitter. Confira algumas páginas do microblog: @tercarnavalesco, @GresGrandeRio, @tudodesamba, @GaleriadoSamba, @PortelaWEB, @Salgueiro2012, @BeijaFlorReal, @UnidosDaTijuca_, @gresvila_isabel.